Há 350 portugueses com 800 imóveis no paraíso fiscal do Dubai

  • ECO
  • 31 Maio 2022

Os 819 imóveis no Dubai propriedade de portugueses estão avaliados em 238,2 milhões de dólares e a maioria é detida diretamente pelos singulares, revela estudo.

Numa altura em que se aperta cada vez mais o cerco ao branqueamento de capitais e à evasão fiscal, um estudo do Observatório Fiscal da União Europeia (UE) revela que há cerca de 350 portugueses com imóveis no paraíso fiscal do Dubai, avaliados em 238,2 milhões de dólares (cerca de 222 milhões de euros), avança o Público (acesso condicionado). Em quase todos os casos, os imóveis eram detidos diretamente pelos singulares.

Estima-se que o investimento estrangeiro no mercado imobiliário do Dubai represente, pelo menos, 146 mil milhões de dólares. Índia, Reino Unido, Paquistão, Arábia Saudita e Irão lideram a lista de investimentos imobiliários feitos naquele paraíso fiscal, com Portugal a aparecer na 59.ª posição, numa lista de 194 jurisdições. Há, assim, cerca de 350 portugueses com 819 imóveis avaliados em 238,2 milhões de dólares, o equivalente a um valor médio de 290,9 mil dólares (cerca de 270 mil euros).

Dessa lista, 165 imóveis estão localizados na zona da marina do Dubai e 18 na famosa ilha artificial de Palm Jumeirah, segundo um ficheiro bruto associado ao estudo, citado pelo Público. Em quase todos os casos, os 819 imóveis associados a residentes portugueses (com uma idade média de 48,4 anos) eram detidos diretamente pelos singulares (o ficheiro refere que eram menos de cinco os casos em que os bens eram detidos por empresas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 350 portugueses com 800 imóveis no paraíso fiscal do Dubai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião