Google transferiu 20 mil milhões para paraíso fiscal

  • ECO
  • 4 Janeiro 2019

De acordo com a Câmara de Comércio holandesa, a Google transferiu em 2017 20 mil milhões de euros para as Bermudas, um paraíso fiscal.

A norte-americana Google transferiu, em 2017, 19,9 mil milhões de euros para as Bermudas de modo a escapar aos impostos. Isto de acordo com a Câmara de Comércio holandesa, citada pela Reuters.

Segundo a agência de notícias, a gigante tecnológica usou uma subsidiária holandesa para canalizar as receitas de direitos obtidas fora dos Estados Unidos para uma empresa irlandesa cuja casa-mãe tem sede nas Bermudas, um paraíso fiscal.

“Pagamos os nossos impostos e cumprimos as leis tributárias em todos os países em que operamos em todo o mundo”, já reagiu a Google, referindo que, à semelhança das demais multinacionais sedeadas nos Estados Unidos, paga a maior parte dos seus impostos ao Estado norte-americano.

É importante sublinhar que a estratégia em causa — conhecida como Double Irish, Dutch Sandwich — é legal. Ainda assim, Bruxelas pressionou fortemente a Irlanda, que em 2014 decidiu eliminar gradualmente esta vantagem. Deste modo, o esquema que permitiu esta transferência avultada deverá terminar em 2020.

A Reuters adianta ainda que, em 2017, a subsidiária referida pagou 3,4 milhões de euros de impostos na Holanda, sobre lucros de 13,6 milhões de euros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google transferiu 20 mil milhões para paraíso fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião