Bruxelas aplica multa recorde à Google de 2,4 mil milhões

  • Juliana Nogueira Santos e Rita Atalaia
  • 27 Junho 2017

A Comissão Europeia acusa a gigante tecnológica de ter abusado da sua posição dominante no mercado dos motores de busca. Google considera recorrer da decisão.

A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde à Google de mais de 2,4 mil milhões de euros por esta ter abusado da sua posição dominante no mercado de motores de busca, de acordo com um comunicado de Bruxelas. As autoridades consideram que a gigante tecnológica enviesou os resultados das pesquisas a seu favor.

“A Comissão Europeia multou a Google em 2,42 mil milhões de euros por violação das regras da concorrência da UE. A Google abusou da sua posição dominante no mercado de motor de busca, conferindo uma vantagem ilegal a outro produto Google, o seu próprio serviço de comparação de preços”, pode ler-se no comunicado divulgado esta terça-feira.

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, considera que “a estratégia da Google para o seu serviço de comparação de preços não era apenas a de atrair clientes tornando o seu produto melhor do que o dos seus concorrentes”. Em vez disso, a responsável afirma que a “Google abusou da sua posição dominante no mercado na vertente de motor de busca, promovendo o seu próprio serviço de comparação de preços nos seus resultados de pesquisa e despromovendo os dos concorrentes”.

“O que a Google tem feito é ilegal ao abrigo das regras da concorrência da UE. Negou a outras empresas a possibilidade de competir com base nos seus méritos e de inovar”, acrescenta a comissária. “Mais importante ainda, negou aos consumidores europeus uma escolha genuína de serviços e a possibilidade de tirar pleno partido dos benefícios da inovação”, remata.

As autoridades europeias dão agora 90 dias à empresa liderada por Sundar Pichai para pôr fim a estas práticas ilegais. Caso contrário, a gigante tecnológica enfrentará multas que podem chegar a 5% das receitas globais médias da Alphabet, a casa-mãe da Google.

A Comissão Europeia começou a investigar a Google em 2010 após ter recebido queixas de tratamento injusto por parte de outras empresas da área. Para além deste caso, Bruxelas está a investigar a posição dominante da Google na área dos dispositivos móveis e dos anúncios publicitários.

Google “discorda respeitosamente”

A gigante tecnológica já respondeu às acusações da Comissão, através da palavras do seu porta-voz, Al Verney. Num comunicado citado pela Bloomberg, Verney afirma que “discordamos respeitosamente” da decisão, pelo que a empresa está a considerar recorrer. A tecnológica irá continuar a defender-se, tendo já publicado no seu blogue oficial “o seu lado da história”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aplica multa recorde à Google de 2,4 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião