Petróleo prolonga ganhos com embargo da UE. Brent tocou nos 124 dólares

O acordo da União Europeia para um embargo ao petróleo russo impulsionou os preços do "ouro negro". Cotação do brent chegou a atingir os 124 dólares.

Os preços do petróleo prolongam os ganhos registados na última sessão, impulsionados pelo acordo da União Europeia para reduzir as importações de petróleo da Rússia. Esta decisão alimenta as preocupações de um mercado mais limitado, já com a oferta sob pressão com o aumento da procura antes do pico do verão nos EUA e na Europa.

Às 12h de Lisboa, o barril de brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, está a valorizar 1,73% para 123,7 dólares, tendo chegado a atingir os 124 dólares esta manhã. Enquanto isso, o WTI, cotado em Nova Iorque, avança 3,22% para 118,8 dólares.

Este desempenho dá-se depois de os chefes de Governo e de Estado da União Europeia terem chegado a acordo para um embargo ao petróleo russo, como anunciou o presidente do Conselho Europeu esta segunda-feira, explicando estarem em causa dois terços das importações europeias à Rússia.

“É definitivamente muito otimista para o preço do petróleo, com base nas tensões de oferta. O preço do petróleo está agora a caminhar para os máximos de março”, disse Tina Teng, analista de mercado da CMC Markets, citada pela Reuters. A reabertura da China também está a sustentar os preços, acrescentou a analista.

Espera-se que a procura na China aumente após a flexibilização das restrições da Covid-19. Xangai, por exemplo, já anunciou o fim do confinamento de dois meses, que permitirá que a grande maioria das pessoas na maior cidade chinesa volte a utilizar os carros a partir de quarta-feira.

(Notícia atualizada às 12h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo prolonga ganhos com embargo da UE. Brent tocou nos 124 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião