Tem até hoje para pagar a primeira (ou única) prestação do IMI

Esta terça-feira é o último dia que tem para pagar o IMI, no caso de este ser superior a 100 euros, ou pagar a primeira prestação, no caso de a taxa ser igual ou superior a este valor.

Esta terça-feira é o último dia que os proprietários têm para pagar a primeira ou única prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), dependendo do valor que este tiver. O pagamento pode ser feito de várias formas e quem se atrasar incorre em avultadas sanções.

O prazo é o mesmo, o que muda é mesmo o número de prestações. Antes, os contribuintes que pagassem mais de 250 euros de IMI tinham a hipótese de pagar este imposto em prestações mas, em 2019, o Governo decidiu baixar essa fasquia para os 100 euros, aliviando o peso deste imposto no bolso dos contribuintes.

Assim, em termos práticos, caso o IMI seja:

  • Inferior a 100 euros, tem de ser pago numa única prestação, até ao final de maio. E, este ano, o prazo termina esta terça-feira;
  • Igual ou superior a 100 euros, mas inferior a 500 euros, pode ser pago em duas prestações: final de maio e final de novembro;
  • Superior a 500 euros, as prestações aumentam para três: final de maio, final de agosto e final de novembro.

O pagamento deste imposto sobre imóveis pode ser feito através do multibanco, serviços de Finanças, balcões dos CTT, instituições financeiras com protocolo para o efeito e a partir de casa, via home banking ou MB Way.

Os proprietários que se atrasarem nos pagamentos podem contar com avultadas sanções — ao valor do imposto em falta somam-se os juros de mora e encargos fiscais. Quantos mais dias de atraso forem, mais alta será a multa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem até hoje para pagar a primeira (ou única) prestação do IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião