Portugal regressa ao mercado de dívida na véspera da reunião do BCE

BCE realiza reunião de política monetária na quinta e no dia anterior IGCP testa o apetite dos investidores por títulos de dívida com o prazo de nove anos.

Portugal regressa aos mercados de dívida na próxima quarta-feira, na véspera da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que poderá deixar sinais mais claros sobre a trajetória dos juros na Zona Euro.

O IGCP realizará um leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em outubro de 2031, para obter um financiamento entre 500 milhões de euros e 750 milhões de euros, avança esta sexta-feira o instituto liderado por Cristina Casalinho.

Portugal já assegurou metade do programa de financiamento em Obrigações do Tesouro previsto para este ano, com o custo médio da nova dívida a situar-se nos 1,2% (o dobro do custo da dívida emitida ao longo do ano passado).

Os juros da dívida estão a subir no mercado secundário por conta das expectativas de subidas das taxas do BCE para controlar a inflação que se fixou nos 8,1% em maio. O banco central não deverá fazer alterações na reunião da próxima quinta-feira. Os investidores estão a apontar para uma subida de 25 pontos base em julho e mais aumentos das taxas até final do ano.

A yield das obrigações a nove anos de Portugal avança esta sexta-feira para 2,326%, o valor mais elevado dos últimos cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regressa ao mercado de dívida na véspera da reunião do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião