Gasóleo e gasolina invertem papéis. Agora a gasolina está acima do “preço eficiente”

Considerados os descontos concedidos pelas bombas de combustíveis, tanto a gasolina como o gasóleo estiveram abaixo do chamado "preço eficiente", acrescenta o regulador.

O regulador da energia informa que a gasolina, na semana passada, apresentou um preço médio de venda ao público acima do preço eficiente, enquanto o gasóleo se situou abaixo. Isto representa uma inversão em relação às conclusões do primeiro relatório, que notavam um preço do gasóleo acima do eficiente e o da gasolina abaixo do mesmo.

“Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 0,8 cent/l [cêntimos por litro] acima do Preço Eficiente no caso da gasolina 95 simples e 0,2 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples”, lê-se no comunicado que a A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) envia semanalmente com esta análise.

O Preço Eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

O preço eficiente calculado para a semana de 30 de maio a 5 de junho, no caso da gasolina, situou-se nos 2,09 euros, enquanto o preço no pórtico (preço médio reportado pelo operadores de postos de abastecimento de venda ao público) foi de 2,098 euros e o preço com descontos de 2,057 euros. O gasóleo registou um preço eficiente de 1,875 euros nessa mesma semana, no pórtico de 1,872 euros e com descontos de 1,794 euros.

A ERSE, além do preço da venda ao público, também faz a análise com base nos preços com descontos, ou seja, os preços comunicados pelos postos de combustível incorporando os descontos por estes praticados, como é o caso dos cartões frota.

No que respeita aos Preços com Descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,6% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples -4,5%. Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 3,3 cent/l e 8,0 cent/l abaixo dos Preços Eficientes, respetivamente.

Para a semana de 6 a 12 de junho, o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,328 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,278 euros por litro para o gasóleo simples. Após impostos, o Preço Eficiente fica nos 2,203 euros por litro e nos 1,985 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo e gasolina invertem papéis. Agora a gasolina está acima do “preço eficiente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião