Bruxelas aprova criação de carregador universal para telemóveis e tablets

A medida entra em vigor em 2024 e irá abranger todos os telemóveis e tablets, incluindo os da Apple.

O Parlamento Europeu aprovou a criação de uma porta de carregamento comum para telemóveis, tablets e headphones. A medida vai em linha com a ambição de tornar o bloco europeu mais sustentável e melhorar a gestão de resíduos eletrónicos e elétricos.

A proposta provisória, aprovada esta terça-feira, contraria a contestação de gigantes como a Apple que serão obrigadas, já em 2024, a adaptarem os seus carregadores para o modelo USB-C, à semelhança dos Androids. Os iPhones são atualmente carregados através de um cabo USB lightning.

Sob as novas regras, explica o comunicado do Parlamento Europeu, “os consumidores não vão precisar mais de um dispositivo de carregamento e cabo diferentes sempre que comprarem um novo dispositivo”, podendo agora “usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrónicos portáteis de pequeno e médio porte”.

A medida inclui aparelhos como telemóveis, tablets, e-readers, auscultadores, headseats, câmaras digitais ou consolas colunas portáteis recarregáveis. Já as fabricantes de portáteis terão até 40 meses, após a entrada em vigor da medida, para se adaptarem aos novos requisitos.

A velocidade de carregamento também será adaptada para dispositivos que suportam carregamento rápido, permitindo que os utilizadores carreguem os seus dispositivos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível.

De acordo com o executivo comunitário, estas novas obrigações irão resultar numa maior reutilização de carregadores e ajudarão os consumidores a economizar até 250 milhões de euros por ano em compras desnecessárias de carregadores. Estima-se que os carregadores descartados e não utilizados representem cerca de 11 mil toneladas de lixo eletrónico anualmente.

“Os consumidores europeus ficaram frustrados durante muito tempo com os vários carregadores acumulados com cada novo dispositivo. Agora, poderão usar um único carregador para todos os seus eletrónicos portáteis”, disse o juiz relator do Parlamento Europeu, Alex Agius Saliba, dizendo-se “orgulhoso” do avanço europeu.

Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE. O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, ou seja, no outono de 2024.

Recorde-se que a proposta para uma entrada de carregamento móvel única foi apresentada pela primeira vez pela Comissão Europeia há mais de uma década, depois de utilizadores de iPhone e de Android se terem queixado sobre terem de usar diferentes carregadores para os seus telemóveis

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aprova criação de carregador universal para telemóveis e tablets

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião