Direto Maior vulnerabilidade da Europa é a energia, diz Costa

  • ECO
  • 7 Junho 2022

À chegada a Paris, António Costa destacou que a guerra demonstrou que a "maior fragilidade da Europa" é a energia e que este é um momento de "afirmação" do bloco.

À chegada a Paris para um encontro com o Presidente francês, o primeiro-ministro português destacou que a invasão russa à Ucrânia representa “um momento de afirmação para a Europa”, mas também demonstrou algumas fragilidades do bloco, nomeadamente no que toca à defesa e energia.

“A maior vulnerabilidade da Europa do ponto de vista de segurança tem um nome: energia”, elencou António Costa, acrescentando que o conflito deve “dar-nos novas forças para acelerar todo este processo de transição energética”, para que a Europa se torne “autónoma e independente”.

As cidades de Severodonetsk e Lysychansk “são cidades mortas”. A afirmação é do Presidente ucraniano, num momento em que as duas cidades gémeas do Donbas sofrem o peso total da força invasora russa. É em Severodonetsk que os combates são mais intensos, com relatos de combates de rua e informações contraditórias sobre quem controla a cidade.

Na frente económica as sanções traduzem-se numa quebra das receitas russas com exportação de petróleo ainda que a venda de crude por via marítima esteja em máximos. Nos mercados internacionais o petróleo continua a subir alimentado pelos receios de escassez de oferta agora que a China já voltou a abrir depois de semanas de confinamento para travar a progressão da pandemia de Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior vulnerabilidade da Europa é a energia, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião