Howden vai controlar 100% de participada na Índia

  • ECO Seguros
  • 8 Junho 2022

Ramos de saúde e acidentes pessoais e seguro automóvel representam dois terços do setor na Índia, um mercado que ainda mostra fraca penetração de seguradoras estrangeiras.

A Howden, companhia internacional de corretagem em seguros, obteve luz verde da Autoridade Reguladora e de Desenvolvimento de Seguros da Índia (IRDAI) para aumentar a sua participação na Howden Insurance Brokers India Private Limited (Howden India) de 49% para 100% do capital social, sujeita ainda a aprovação (após conclusão) pela autoridade do sistema financeiro (Banco da Reserva da Índia).

“Este é um desenvolvimento que irá reforçar ainda mais a nossa posição num dos mercados de seguros de crescimento mais rápido do mundo,” comentou José Manuel González, CEO do Howden Broking Group, citado num comunicado da companhia.

A Howden India iniciou atividade com licença comercial (para como corretora de seguros em ramos mistos) concedida pelo IRDAI em fevereiro de 2004, operando atualmente com escritórios em sete cidades incluindo Mumbai, Deli, Bangalore, Calcutá, Chennai (antiga Madras), Hyderabad e Puna. Na liderança da Howden India vai continuar Praveen Vashishta (Presidente), devendo manter-se também a restante equipa diretiva.

Afirmando posicionamento e reputação crescentes em linhas de “produtos chave incluindo Construção & Propriedade, Responsabilidade Civil & Riscos Especiais e Benefícios para Empregados, a empresa gere mais de 16 mil milhões de rupias em prémios (cerca de 192,2 milhões de euros ao câmbio corrente).

Com presença relativamente marginal de companhias seguradoras estrangeiras comparativamente com outros mercados da região Ásia Pacífico, o mercado indiano ainda é caracterizado pelo domínio de cerca de meia dezena de grandes seguradoras de capital público, sobretudo em seguros gerais. Por isso, é visto como um dos que tem maior potencial de crescimento na região.

A aposta de operadores internacionais parece ganhar dinâmica após alteração recente da lei, que autoriza operadores estrangeiros a reforçar participações acionistas maioritárias em empresas locais.

Em 2021, o mercado cresceu 5%, totalizando cerca de 29,4 mil milhões de dólares em volume bruto de prémios, indicam números da Global Data, projetando crescimento anual (CAGR) de 9,9% até 2026. O panorama atual é marcado por seguros de saúde e acidentes pessoas, representando cerca de 34% da receita global, seguindo-se o ramo automóvel, com 33,3% e seguros habitação, propriedade e construção, com parcela em torno de 25%, cabendo o restante a linhas mais especializadas de Marítimo e Aviação, RC e risco Financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Howden vai controlar 100% de participada na Índia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião