Telefónica Espanha implementa semana de quatro dias para toda a equipa

A semana de quatro dias será, agora, oferecida a todos os colaboradores da empresa, mas com redução proporcional do salário. Ainda assim, a companhia vai assegurar 20% dessa perda de rendimento.

Depois de ter posto em marcha, no passado outono, um projeto-piloto que envolveu 150 colaboradores e serviu para testar o interesse dos profissionais na semana de quatro dias de trabalho, a Telefónica Espanha fechou, esta terça-feira, um acordo com os sindicatos maioritários para a implementação deste modelo laboral. A semana de quatro dias será, agora, oferecida a todos os colaboradores da empresa, com uma redução salarial. A operadora assegura 20% dessa perda de rendimento, avança o Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

A medida, pioneira em Espanha, alarga a possibilidade de inscrição aos cerca de 18.000 colaboradores. Já as condições serão as mesmas que foram acordadas para a realização do projeto-piloto. Os colaboradores que aderirem a este modelo trabalham 32 horas, oito horas por dia, de segunda a quinta-feira.

Em termos salariais, haverá uma redução proporcional. No entanto, a empresa vai reembolsar os funcionários interessados em cerca de 20% dessa perda salarial.

Os funcionários da Telefónica Espanha terão até 15 de julho para inscrever-se, sendo que a medida tem efeito a partir de 1 de setembro, revela fonte oficial. É esperado que, durante os próximos dias, a companhia comunique a decisão com todos os detalhes aos seus funcionários.

Não é a primeira empresa em Espanha a avançar com esta medida. No retalho, a Desigual já avançou com este modelo para o pessoal de escritório. E Em Espanha, deverá arrancar em julho um piloto com cerca de 160 empresas, envolvendo cerca de 3.000 colaboradores, tendo o Estado alocado 10 milhões no OE para financiar este projeto.

No Reino Unido, setenta empresas no Reino Unido iniciaram esta segunda-feira um teste piloto de uma semana de trabalho de quatro dias, com a mesma remuneração. As empresas, de vários setores – incluindo a banca e o setor hoteleiro – e com uma força de trabalho de mais de 30.000 pessoas, de acordo com os meios de comunicação britânicos, estão a iniciar o ensaio de seis meses para estabelecer se uma semana de trabalho de quatro dias pode ser adotada sem perda de produtividade.

Em Portugal, o Governo já anunciou a intenção de avançar com estudo — por proposta do Livre — para estudar este modelo de organização do trabalho para o setor privado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telefónica Espanha implementa semana de quatro dias para toda a equipa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião