Fidelidade reforça capital em 100 milhões na La Positiva do Peru

  • ECO Seguros
  • 9 Junho 2022

A seguradora investe 100 milhões de euros por mais 40,5% do capital que junta aos 51% que já detém no terceiro maior grupo segurador do Peru. Terá de lançar uma OPA pelo restante.

A Fidelidade assinou um acordo para a compra de mais 40,5% do capital da seguradora peruana La Positiva, companhia em que já detinha uma participação maioritária de 51%. Este acordo implica um investimento de cerca de 100 milhões de euros.

Sede da La Positiva, em Lima. A seguradora tem 4,3 milhões de clientes e 13% de quota no mercado peruano.

Este reforço estava previsto no acordo inicial de 2018, quando o grupo português entrou no mercado peruano e permite reforçar a posição de controlo na La Positiva, considerada um ativo estratégico na expansão internacional do Grupo. A conclusão desta operação está sujeita a uma série de condições precedentes, incluindo a obtenção pela Fidelidade, junto das autoridades de supervisão, de autorização para a aquisição desta participação.

Após o cumprimento de todas as condições, a Fidelidade estará em condições de lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre os 8,5% de capital restantes – formalmente sobre a totalidade dos 49% de forma a avançar para a conclusão da transação. Se tiver pleno sucesso, a OPA poderá significar um investimento de mais 15 milhões de euros a somar aos 100 milhões iniciais desta operação.

“Este acordo é mais um passo na bem sucedida estratégia de crescimento internacional da Fidelidade, estando já presentes em doze países, espalhados por quatro continentes”, afirma Rogério Campos Henriques, presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, acrescentando que “em 2021, pela primeira vez na nossa história ultrapassámos a barreira dos mil milhões de euros de prémios gerados fora de Portugal representando 30% dos nossos prémios totais não-vida. Este é um sinal claro do nosso compromisso com o futuro do Peru e com a América Latina”, conclui.

A La Positiva é o terceiro maior grupo do setor segurador no Peru e obteve, em 2021, prémios consolidados superiores a 700 milhões de euros, o que lhe confere uma quota de mercado de 13%. A seguradora, que está presente no Peru, Bolívia e Paraguai, tem investimentos de mais de 1,2 mil milhões de euros e mais de 4,3 milhões de segurados. Enquanto grupo oferece uma gama de seguros Não Vida e Vida, para clientes individuais e empresas.

A seguradora foi fundada em 1937, em Arequipa no Peru, sendo uma das mais antigas Seguradoras do país. É composta de três empresas La Positiva Generales, La Positiva Vida e La Positiva EPS e está em segundo lugar no mercado no produto SOAT (seguro obrigatório automóvel de danos corporais), uma das linhas de negócio mais importantes da indústria seguradora peruana. Distingue-se por uma forte presença e liderança de mercado, fora da capital Lima.

Artigo atualizado às 12.20h com o valor do negócio

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade reforça capital em 100 milhões na La Positiva do Peru

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião