Euribor a seis meses continua a aumentar e pressiona famílias no crédito à habitação

  • ECO e Lusa
  • 13 Junho 2022

Euribor a seis meses, a mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, está a subir há uma semana, quando voltou a valores positivos após sete anos. Maturidades a 12 e três meses também avançam.

A Euribor a 6 meses, que é a mais usada nos créditos da casa em Portugal, estando associada mais de 40% dos contratos, segundo dados do Banco de Portugal relativos a 2020, cresceu hoje mais 0,025 pontos, fixando-se já em 0,108%, depois de subidas consecutivas nos últimos dias.

A Euribor a seis meses entrou em terreno positivo na segunda-feira da semana passada, depois de ter estado negativa durante seis anos e sete meses (entre 6 de novembro de 2015 e 3 de junho de 2022). Esta taxa fechou o ano passado nos -0,546% e apenas em meio ano passou a estar acima da linha de água, com impacto direto no bolso das famílias.

Esta inversão reflete sobretudo as expectativas dos mercados em relação ao aperto da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) no próximo mês, altura em que a autoridade liderada por Christine Lagarde vai começar a subir as taxas de juro de referência na Zona Euro — 25 pontos base em julho e também em setembro, num ritmo ainda por definir –, num esforço para tentar controlar a escalada dos preços na região.

Para as famílias com taxa variável no contrato do crédito da casa, e que já vêm sentido o efeito da subida das Euribor desde o início do ano no agravamento da prestação mensal paga ao banco, este é mais um sinal de que esta trajetória ascendente das Euribor está bem viva e não ficará por aqui, depois de um longo período em que beneficiaram de condições muito favoráveis na aquisição de habitação.

O montante dos novos empréstimos concedidos a particulares caiu em abril, mas a taxa de juro média do novo crédito para a casa continuou a subir, segundo os dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP). A taxa atingiu 1,06% no quarto mês do ano, o valor mais elevado desde julho de 2020.

Por sua vez, esta segunda-feira, a taxa Euribor a 12 meses ascendeu a 0,792%, mais 0,112 pontos, face a sexta-feira. Após ter disparado em 12 de abril para 0,005%, pela primeira vez positiva desde 05 de fevereiro de 2016, a Euribor a 12 meses está em terreno positivo desde 21 de abril.

No prazo de três meses, as Euribor estavam a subir 0,017 pontos para -0,281%.

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE).

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses entraram em terreno negativo em 21 de abril de 2015, 6 de novembro de 2015 e 5 de fevereiro de 2016, respetivamente. E registaram mínimos de sempre, respetivamente, de -0,605% em 14 de dezembro de 2021, de -0,554% e de -0,518% em 20 de dezembro de 2021.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euribor a seis meses continua a aumentar e pressiona famílias no crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião