Babel Finance suspende resgates em semana negra para os criptoativos

Empresa de Hong-Kong justifica decisão com dificuldades de liquidez. Forte desvalorização dos ativos está provocar uma corrida às vendas. Há quem compare o momento com a falência do Lehman Brothers.

A Babel Finance, com sede em Hong-Kong, suspendeu temporariamente os levantamentos em criptomoedas e o resgate de criptoativos devido a dificuldades de liquidez para pagar aos clientes, na sequência das fortes desvalorizações das últimas semanas.

“O mercado de criptoativos tem assistido a enormes flutuações recentemente e algumas instituições na indústria têm registado eventos de risco condutores. Devido à situação atual, a Babel Finance está a enfrentar pressões anormais de liquidez”, afirmou a empresa num comunicado.

“Estamos em contacto próximo com todas as partes envolvidas nas medidas que estamos a tomar para proteger os investidores. Durante este período, os resgates e levantamentos de produtos da Babel Finance serão suspensos temporariamente“, continua a nota aos clientes.

É o segundo caso esta semana, depois de a norte-americana Celsius ter também anunciado a suspensão dos resgates e movimentos nas contas, devido a “condições extremas de mercado”.

A bitcoin e outros criptoativos têm registado fortes desvalorizações nos últimos meses, com a subida das taxas de juro pela Reserva Federal a afastar os investidores. A criptomoeda original, que representa 37% do mercado, já perdeu 70% do seu valor desde o recorde acima dos 69 mil dólares registado em novembro.

Esta semana quebrou a barreira dos 20 mil dólares, atingindo a cotação mais baixa desde o final de 2020, depois da autoridade monetária ter elevado a fasquia no combate à inflação com um aumento de 75 pontos base na taxa diretora. Decisão que poderá repetir no próximo mês.

A desvalorização estende-se a outros criptoativos, como os Non-Fungible Tokens. Um dos mais populares, a coleção Bored Ape, afundou 78% desde abril, segundo a Decrypt.

A Fortune publicou na quinta-feira um artigo onde deixa a pergunta: “Será a suspensão da Celsius o momento Lehman Brothers para os criptoativos?”, numa referência ao colapso do banco de investimento que marcou o início da crise financeira mundial, em setembro de 2008.

“Se o colapso da Luna foi o momento Bear Stearns das criptomoedas, a Celsius Network ameaça tornar-se o momento Lehman Brothers da indústria: o fracasso que exacerba uma crise do mercado”, escrevem os autores. Para os clientes fica a dúvida: conseguirão algum dia reaver o dinheiro ou os ativos. Os reguladores do mercado de capitais do Alabama, Kentucky, New Jersey, Texas e Washington abriram uma investigação à suspensão dos resgates.

As ondas de choque da decisão Celsius obrigaram a corretora Binance a suspender os resgates por algumas horas na segunda-feira. As más notícias da semana não ficaram por aqui. Na quarta-feira a Coinbase anunciou que vai despedir 18% dos cerca de 5.000 trabalhadores, de forma a preparar a empresa para o que aí vem. E os cortes no pessoal podem não ficar por aqui.

“Parece que estamos a entrar numa recessão depois de mais de dez anos de crescimento económico. Uma recessão pode levar a outro inverno cripto, que pode durar um período alargado de tempo”, justificou o CEO, Brian Armstrong.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Babel Finance suspende resgates em semana negra para os criptoativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião