5 coisas que vão marcar o dia
Esta quarta-feira acontece o primeiro debate da legislatura com António Costa. BdP divulga dados relativos ao endividamento da economia, enquanto o INE avança previsões agrícolas.
António Costa é questionado pelos deputados no Parlamento. Depois, é ouvido o presidente da Apritel na comissão de economia sobre a nova lei das telecomunicações. No plano económico, o Banco de Portugal divulga os dados relativos ao endividamento da economia, enquanto o Instituto Nacional de Estatística atualiza as previsões agrícolas.
Primeiro debate da legislatura com o primeiro-ministro
Acontece esta tarde o primeiro debate da legislatura com o primeiro-ministro no Parlamento. O arranque está marcado para as 15h00 e António Costa poderá ser confrontado pelos partidos com o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia. Mas o Chefe do Governo poderá aproveitar a ocasião para dar detalhes sobre o anunciado reforço das medidas de apoio ao rendimento das famílias para combater os efeitos da inflação.
Porta-voz das operadoras ouvido no Parlamento
O Parlamento também continua a trabalhar na transposição da nova lei europeia das telecomunicações, um processo que deveria ter sido concluído no final de 2020. Pedro Mota Soares, que é secretário-geral da Apritel e porta-voz das operadoras, vai ser ouvido pelos deputados depois do debate no plenário, devendo pronunciar-se sobre a proposta de lei do Governo. Na agenda poderão estar as fidelizações, um dos aspetos sensíveis da nova legislação. O atraso de Portugal na transposição, que está longe de ser inédito na União Europeia, levou a Comissão Europeia a avançar contra o país em tribunal. O Governo, que apresentou a proposta já fora do prazo, já veio pedir celeridade aos deputados.
Como evoluiu o endividamento da economia?
Numa altura em que se esperam subidas das taxas de juro, o Banco de Portugal dá a conhecer a evolução do endividamento da economia (dívida excluindo o setor financeiro) no mês de abril. Em março, o endividamento da economia portuguesa (ou seja, todos os agentes económicos exceto a banca) aumentou para 782,5 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 5,1 mil milhões de euros face a fevereiro, de acordo com os dados publicados pelo supervisor governado por Mário Centeno. Ainda assim, o rácio desceu para 359,96% do PIB no primeiro trimestre de 2022, ainda assim, o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2020.
INE divulga dados sobre previsões agrícolas
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira os dados das previsões agrícolas referentes a maio. Na terça-feira, a ministra da Agricultura sinalizou que em maio 97,1% do continente estava em seca severa e anunciou novas medidas de apoio à agricultura, entre as quais está o lançamento de campanhas de promoção do uso eficiente da água.
Qual é a perceção dos europeus sobre a guerra na Ucrânia e o seu impacto?
O Parlamento Europeu publica novos dados relativos ao Eurobarómetro realizado para aferir a perceção dos europeus sobre a União Europeia (UE), bem como sobre a guerra na Ucrânia e o seu impacto. Segundo o último inquérito, 51% dos europeus mostram-se satisfeitos com a resposta do bloco à guerra na Ucrânia e 93% aprovam a prestação de ajuda humanitária aos ucranianos. Especificamente sobre Portugal, mais de nove em cada dez inquiridos (95%) consideraram que a UE demonstrou solidariedade com a Ucrânia, 77% que se manteve unida e 57% que deu uma resposta rápida ao conflito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}