Endividamento da economia aumenta para 782,5 mil milhões de euros

O aumento do endividamento, em abril, foi de 5,1 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal.

O endividamento da economia portuguesa (todos os agentes económicos exceto a banca) aumentou para 782,5 mil milhões de euros em abril, de acordo com os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira. A subida foi de 5,1 mil milhões de euros.

“Em abril, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 5,1 mil milhões de euros, para 782,5 mil milhões de euros”, nota o BdP.

Olhando para o endividamento do setor público, este subiu 4,4 mil milhões de euros em abril. Tal reflete o crescimento do endividamento perante o exterior (2,2 mil milhões de euros), o setor financeiro (1,6 mil milhões de euros) e as próprias administrações públicas (1,1 mil milhões de euros). Ainda assim, o “crescimento foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento junto dos particulares (0,6 mil milhões de euros)”, aponta o BdP.

Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 0,7 mil milhões de euros, para 432,6 mil milhões de euros, diz a instituição liderada por Mário Centeno. Enquanto o endividamento das empresas privadas cresceu 0,3 mil milhões de euros, “sobretudo junto do exterior”, o endividamento dos particulares, que subiu 0,4 mil milhões de euros, deu-se “exclusivamente junto do setor financeiro”.

O ritmo do crescimento do endividamento das empresas privadas abrandou, ao subir 4,4% comparativamente com abril de 2021. Já aquele referente aos particulares estabilizou, aumentando 3,9% relativamente ao período homólogo, valor similar ao verificado em março.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia aumenta para 782,5 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião