Fed vai decidir subida dos juros “reunião a reunião”, diz Powell

  • Lusa
  • 22 Junho 2022

Numa intervenção no Senado, Powell reafirmou a determinação da Fed em aumentar suficientemente as taxas de juro para desacelerar a inflação e adiantou que a decisão vai ser feita "reunião a reunião".

O presidente da Fed, Jerome Powell, disse esta quarta-feira que o ritmo de futuros aumentos dos juros vai depender se da rapidez da descida da inflação, o que a instituição irá avaliar “reunião a reunião”.

Numa intervenção no Senado, o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) reafirmou a determinação da instituição em aumentar suficientemente as taxas de juro para desacelerar a inflação, um compromisso que alimentou preocupações de que a luta do banco central contra a subida dos preços possa levar a economia à recessão.

Jerome Powell assinala que a decisão de aumentos será baseada nos “dados recebidos e nas perspetivas em evolução para a economia”.

A Fed decidiu na semana passada subir a taxa de juro de referência em 75 pontos base, o terceiro aumento desde março e o maior desde 1994. A decisão foi anunciada em comunicado após uma reunião de dois dias do comité de política monetária do banco central norte-americano e a taxa dos fundos federais fica agora entre 1,50% e 1,75%.

Powell reiterou esta quarta-feira a visão de que a economia dos Estados Unidos “está muito forte e bem posicionada” para suportar taxas mais altas.

No entanto, com a inflação a provocar dificuldades para milhões de lares americanos, disse que moderar os picos de preços aumentando as taxas é a principal prioridade do banco central.

O presidente da Fed disse que a instituição “irão procurar evidências convincentes de que a inflação está a cair” nos próximos meses antes de diminuir o ritmo de aumentos de juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed vai decidir subida dos juros “reunião a reunião”, diz Powell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião