EDP investe 1,5 mil milhões em projetos renováveis offshore até 2025

O valor irá contribuir para a meta de adição de capacidade eólica da Ocean Winds. Até 2025 a OW prevê acrescentar 5 a 7 GW de projetos em operação ou construção.

A energética portuguesa quer investir 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, reforçando a aposta na energia eólica offshore no contexto do Plano Estratégico apresentado em 2021.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, este investimento irá contribuir para a meta de adição de capacidade eólica da Ocean Winds (OW) – a joint venture que detém a meias com a Engie. No total, até 2025, a OW prevê acrescentar 5 a 7 gigawatts (GW) de projetos que já estarão em operação ou em construção e 5 a 10 GW de projetos em desenvolvimento avançado.

A nota dá conta de que desde que foi criada, em 2020, a OW cresceu de 1.5 GW de projetos em construção e 4 GW em desenvolvimento para um portefólio superior a 11 GW e está atualmente presente em sete países. “Os projetos da OW têm contribuído para acelerar a economia azul e estão totalmente alinhados com os compromissos de sustentabilidade da EDP”, informa a nota. Atualmente, a capacidade instalada de eólica offshore no mundo é de cerca de 40 GW e a expetativa é que atinja mais de 200 GW até 2030 e mais de 1500 GW até 2050.

“Este é um momento de ação, consistente e coletiva, para transformar o mundo num lugar melhor para as futuras gerações. A EDP continuará empenhada em contribuir para esta mudança, com ambiciosas metas de transição energética, nomeadamente na energia eólica e solar offshore. Além de um potencial de negócio elevado, este segmento tem claros benefícios, económicos e ambientais, que o grupo irá continuar a promover, a par de compromissos claros de sustentabilidade com o oceano, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com as metas estabelecidas no Acordo de Paris”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP, em comunicado

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP investe 1,5 mil milhões em projetos renováveis offshore até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião