Portuguesa Networkme avança para Espanha e já tem Reino Unido na mira

A startup portuguesa quer reforçar a equipa no mercado ibérico. Tenciona duplicar, de 15 para 30, o número de colaboradores até ao final do ano.

A Networkme, plataforma que ajuda jovens a descobrirem que carreira seguir e empresas a recrutar talento jovem, está a dar a o salto para o mercado espanhol e também já tem Reino Unido na mira. A startup portuguesa investiu um milhão de euros na expansão para Espanha, planeando abrir um escritório em Madrid, e quer reforçar a equipa no mercado ibérico duplicando a equipa de 15 para 30 até ao final do ano.

Vamos ter o nosso escritório em Madrid num local ainda a ser estudado e o nosso objetivo é o de termos cinco profissionais em Espanha até o final do ano”, adianta Felipe Vieira, cofundador e CEO da Networkme, à Pessoas. “Em Espanha estamos focados em recrutar profissionais relacionadas com estratégias go-to-market, nas áreas de business development e marketing“, esclarece o responsável.

O primeiro passo para a internacionalização surge após um ano a operar no mercado nacional, mas a decisão não implica a mudança da sede da startup, que se mantém em Portugal, país onde quer continuar a reforçar a equipa.

Vamos continuar a apostar no continente europeu e estamos a avaliar a possível entrada no Reino Unido.

Felipe Vieira

Cofundador e CEO da Networkme

Recentemente, a plataforma anunciou a contratação de Mariana Saragoça. Anteriormente a atuar como uma das responsáveis pelo gabinete de carreiras da Nova SBE, a profissional estará focada na expansão da plataforma, através da angariação de novos clientes, mantendo e melhorando ainda as relações com os utilizadores, clientes e parceiros, agora como customer success manager da Networkme.

Temos 15 colaboradores atualmente, e, até o fim do ano, vamos duplicar a equipa para um total de 30″, adianta Felipe Vieira. Em Portugal, o foco é reforçar com “profissionais das áreas de tecnologia (developers, data-scientists, product managers, etc.)”.

Espanha em setembro. Depois, Reino Unido

O arranque da operação em Espanha está previsto para setembro, esperando a empresa chegar aos 300.000 alunos no mercado ibérico até setembro de 2023. Atualmente, a plataforma já tem uma base de estudantes de 20.000 jovens — com um ritmo de crescimento de 25% por mês — e mais de 50 empresas inscritas, como Sonae, Lidl, Nos, BNP Paribas e, mais recentemente, o grupo Moongy.

A expansão da Networkme para Espanha é motivada pela “taxa de desemprego jovem” naquele país, “que chegou a rondar os 40% durante a pandemia, e pela necessidade das empresas parceiras portuguesas, que operam também no mercado, em atrair talento jovem no país”, justifica a companhia.

Mas também existem planos para expandir para outros mercados. “Vamos continuar a apostar no continente europeu e estamos a avaliar a possível entrada no Reino Unido”, revela Felipe Vieira.

Incubada na Demium Startups e acelerada pelo programa Microsoft for Startups, a Networkme foi lançada em setembro de 2021 e permite, através de uma plataforma online, criar uma rede de contacto direto entre estudantes e profissionais, empresas e universidades, dando aos estudantes acesso a oportunidades de emprego e às empresas acesso ao talento jovem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Networkme avança para Espanha e já tem Reino Unido na mira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião