“Casa Aberta” já dá segundo reforço da vacina Covid a maiores de 80

Camada mais idosa da população que preencha os critérios de elegibilidade pode agora deslocar-se a qualquer centro de vacinação aberto e receber a segunda dose de reforço da vacina anti-Covid.

Os cidadãos com 80 ou mais anos de idade podem a partir de agora receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade “Casa Aberta” — ou seja, sem agendamento.

O comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que estes idosos podem dirigir-se a qualquer centro de vacinação em funcionamento e receber o reforço, desde que “cumpram os critérios de elegibilidade”.

É recomendado verificar os horários dos centros de vacinação antes da deslocação (aqui).

Em relação aos critérios, a DGS refere que “a população elegível para esta segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico” de Covid-19.

Para os cidadãos que tenham recebido todas as doses anteriormente disponibilizadas, esta será a quarta inoculação, necessária para reforçar as defesas do organismo contra o coronavírus. Estas vacinas ajudam a proteger contra infeções mais graves, mas não evitam totalmente que se contraia a doença.

Desde maio que este reforço tem vindo a ser disponibilizado à camada mais idosa da população — e, por isso, mais vulnerável –, uma antecipação de alguns meses face ao planeado inicialmente (final de agosto), por causa do aumento do número de casos na altura. No entanto, até aqui, as pessoas estavam a ser convocadas individualmente.

“Até ao momento, foram vacinadas cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes” em lares, remata a entidade liderada por Graça Freitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Casa Aberta” já dá segundo reforço da vacina Covid a maiores de 80

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião