José Eduardo dos Santos internado em unidade de cuidados intensivos

  • Lusa
  • 24 Junho 2022

O antigo Presidente da Angola José Eduardo dos Santos está internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona onde tem recebido tratamento médicos desde 2019, confirmou a Lusa.

O antigo Presidente da Angola José Eduardo dos Santos está internado nos cuidados intensivos, estando sedado e em estado estável, acompanhado por alguns dos seus filhos. O antigo Chefe de Estado encontra-se hospitalizado no Centro Médico Teknon, em Barcelona (Espanha), onde tem recebido tratamento médicos desde 2019, confirmou à Lusa fonte próxima do antigo chefe de Estado.

A notícia do deterioramento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos e internamento numa unidade de cuidados intensivos foi avançada esta quinta-feira noite pelo Jornal de Negócios.

O ex-Presidente, de 79 anos, tem problemas de saúde há vários anos e tem sido acompanhado em Barcelona desde 2006.

Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Lourenço telefona a ex-primeira-dama

O Presidente angolano, João Lourenço, falou esta sexta-feira por telefone com a ex-primeira-dama sobre o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, num “gesto de solidariedade”, foi anunciado.

Segundo uma publicação na página oficial da Presidência da República, João Lourenço telefonou a Ana Paula dos Santos “em gesto de solidariedade” face às notícias relativas à deterioração do estado de saúde do ex-chefe de Estado, que governou Angola durante 38 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Eduardo dos Santos internado em unidade de cuidados intensivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião