ūüďĻ S√≥ tomate e milho escapam √†s quedas no cultivo e produtividade

√Ārea semeada de batata e arroz dever√° decrescer at√© 15%, tal como a produtividade de v√°rios cereais. Cultivo de milho sobe 5%, mas n√£o chega para fazer face √†s necessidades de abastecimento do pa√≠s.

As previs√Ķes agr√≠colas das culturas de primavera do Instituto Nacional de Estat√≠stica (INE) apontam para decr√©scimos na produtividade e na √°rea semeada de v√°rios produtos. √Č o exemplo da batata, cuja √°rea cultivada dever√° ser at√© 15% menor face 2021, e do arroz, que dever√° diminuir 5%.

A produtividade dos cereais praganosos será 10% menor, agravando-se para 15% nos casos do trigo duro e da aveia. Apenas o tomate e o milho escapam, apesar de a área semeada deste cereal, fundamental na produção pecuária, ser insuficiente face às necessidades de abastecimento nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Coment√°rios ({{ total }})

ūüďĻ S√≥ tomate e milho escapam √†s quedas no cultivo e produtividade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discuss√£o dando a sua opini√£o