5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga índice de confiança dos consumidores e do clima económico. Função Pública discute a Tabela Remuneratória Única com o Governo. DGO atualiza síntese de execução orçamental.

Termina hoje o fórum anual sobre a banca central em Sintra, cujo tema central se foca nos desafios da política monetária num mundo em mudança. O Banco de Portugal divulga o balanço dos empréstimos e depósitos bancários. E o Instituto Nacional de Estatística (INE) lança os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores. Estas são algumas das coisas que vão marcar o dia desta quarta-feira.

Termina fórum de banqueiros centrais em Sintra

Encerra esta quarta-feira o fórum anual de banqueiros centrais em Sintra, organizado pelo Banco Central Europeu (BCE). O tema desta edição centrou-se nos desafios da política monetária num mundo em mudança. Ontem, Christine Lagarde insistiu que o BCE irá até “onde for preciso” para domar a inflação na Zona Euro.

Como está a execução orçamental?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental referente a maio de 2022, depois das Administrações Públicas registarem um défice de 781,7 milhões de euros no final de abril, uma melhoria de 4.272,4 milhões de euros em termos homólogos. Nesse mesmo mês, as receitas cresceram em 15%, evidenciando uma recuperação da atividade económica e do mercado de trabalho, face a 2021. Houve também uma diminuição da despesa de 1,8%, embora a despesa com a aquisição de bens e serviços tenha aumentado 8,1%.

INE avalia clima económico

O INE vai lançar um conjunto de dados relativos ao indicador de confiança dos consumidores e do clima económico, bem como as estimativas mensais de emprego e desemprego. Em abril e maio, a confiança dos consumidores aumentou após uma diminuição acentuada em março, enquanto os indicadores de confiança diminuíram em maio na Indústria Transformadora, no Comércio e ligeiramente nos Serviços, ao passo que aumentou na Construção e Obras Públicas.

Função Pública reúne com Governo

A secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, vai reunir com os sindicatos representantes dos trabalhadores da Administração Pública, nomeadamente a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), a Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). Inês Ramires irá ainda prestar declarações no final da reunião. As estruturas sindicais consideram prioritário a revisão da Tabela Remuneratória Única, aumentos salariais que recuperem o poder de compra e a revisão do sistema de avaliação e das carreiras.

Evolução dos empréstimos e depósitos

O Banco de Portugal vai divulgar dados relativos aos empréstimos e depósitos, bem como o balanço das instituições financeiras monetárias referente ao mês de maio. No mês anterior, os empréstimos ao consumo verificaram o crescimento mais elevado desde abril de 2020, sendo que no final de abril de 2022, as empresas portuguesas pediram empréstimos no valor de 76,4 mil milhões de euros. Em termos homólogos, isto representa um crescimento de 3,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião