Garrafas de plástico podem ser devolvidas até final do ano

Governo volta a prolongar projeto-piloto de incentivo à devolução de garrafas de plástico pelos consumidores

Os consumidores vão poder continuar a devolver garrafas de plástico não reutilizáveis até ao final do ano. O Governo voltou a prolongar o projeto-piloto iniciado em março de 2020 e que tem contado com o financiamento do Fundo Ambiental. A medida ia terminar dia 30 de junho.

“Tendo em conta o sucesso do sistema de incentivo, bem como o facto de o financiamento, assegurado através do Fundo Ambiental, permitir, sem custos adicionais para o Estado, o seu funcionamento até ao final do ano de 2022, considera-se que o sistema de incentivo ao consumidor para devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis se deverá manter até ao final do corrente ano”, assim refere o texto da portaria publicada nesta quarta-feira em Diário da República e assinado pelo secretário de Estado do Ambiente, João Galamba.

O projeto “Do Velho se Faz Novo” tinha arrancado em março de 2020, com um financiamento de 1,67 milhões de euros proveniente do Fundo Ambiental. Permitiu recolher, ao longo de um ano e meio, mais de 16,6 milhões de garrafas de plástico.

Até ao final de fevereiro do ano passado, a devolução das garrafas numa das 23 máquinas automáticas existentes em grandes superfícies comerciais em todo o país dava direito a talões de desconto em compras. Depois dessa altura, o valor passou a reverter diretamente para as instituições, levando a uma quebra de 70% nas entregas, noticiou em agosto de 2021 o jornal Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garrafas de plástico podem ser devolvidas até final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião