Devolver garrafas de plásticos nos supermercados agora vale pontos e prémios

Estão de volta os projetos que premeiam quem devolve garrafas de plástico para serem recicladas. Desta vez, em vez de descontos em supermercados, recebem pontos que trocam por prémios. Dura até junho.

Estão de volta os dois projetos-piloto de recolha de garrafas de plástico em supermercados, em troca de descontos e outros incentivos positivos para os clientes aumentaram as taxas de reciclagem. Mas desta vez, na nova fase dos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, a devolução de embalagens de bebidas vai passar a valer pontos e novos prémios, como anunciaram os promotores dos projetos esta segunda-feira e adiantou o Jornal de Negócios.

As duas iniciativas decorrerão em paralelo entre janeiro e o final de junho de 2022, promovidas pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB.

“Esta é mais uma estratégia para sensibilizar os consumidores para a promoção da economia circular e da consciência ambiental, explicam os promotores em comunicado. E acrescentam: “Com este novo passo, os utilizadores são novamente motivados a colocar as suas embalagens de bebidas nas máquinas disponíveis nos espaços comerciais aderentes, prosseguindo com a fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, a ser instalado em todo o país”.

Depois de incentivarem os consumidores a devolver as garrafas de plástico dando em trocas talões de desconto a utilizar nos supermercados, nesta nova fase vai agora ser implementado um sistema de pontos: cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.

O talão emitido pelas máquinas, que passa a ter um código que indica o número de pontos obtido com as embalagens devolvidas. Para cada projeto foi desenvolvida uma plataforma online, na qual os utilizadores podem fazer a gestão dos pontos acumulados. Além da troca de pontos por prémios, cujos catálogos serão divulgados no final de janeiro, os utilizadores das plataformas de pontos ficam imediatamente habilitados a participar em passatempos semanais e mensais.

Quanto ao projeto “Bebidas+Circulares” continua com a sua vertente solidária nesta nova fase, sendo possível converter pontos em donativos que serão entregues às instituições de solidariedade apoiadas neste projeto: Associação Mais Proximidade Melhor Vida e Ajuda de Berço.

Quanto à tecnologia que permite trocar embalagens de plástico por prémios é da responsabilidade da startup portuguesa The Loop Co. e está presente em máquinas automáticas de recolha em mais de 33 supermercados em lojas Continente, Pingo Doce, Auchan, Supercor e Intermarché.

Na prática trata-se de uma aplicação que acumula pontos sempre que os utilizadores colocam garrafas de água nas máquinas. Estes pontos podem ser depois trocados por vários prémios sustentáveis e recondicionados, por exemplo: Iphones e Macbooks; Trotinetes elétricas; Drones; Artigos de puericultura; Subscrições Netflix ou Spotify; Bilhetes Ticketline; Códigos Glovo; Vales NOS cinemas.

“A mentalidade dos consumidores portugueses em relação à circularidade das embalagens tem de mudar. A recompensa através destes prémios na nossa aplicação é um caminho para esse fim, antes que seja demasiado tarde”, disseJoão Rodrigues, CTO da The Loop Co.

Estes projectos encontram-se numa fase experimental, com o objectivo de tornar o sistema de recolha de garrafas de plástico universal a partir do segundo semestre de 2022.

“Quando do Velho se Faz Novo” já recolheu mais de 16 milhões de embalagens

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo. Todos Ganham. Ganha o Planeta” conta com 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, em diversos pontos de Portugal Continental, para a devolução de embalagens de bebidas de plástico PET.

Este projeto é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Esta nova fase conta com um orçamento de 475 mil euros.

Na primeira fase deste projeto-piloto mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática, permitindo a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET para dar origem a material reciclado destinado à produção de novas garrafas de bebidas, “com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular”.

“Bebidas+Circulares” promove reciclagem em Lisboa

Já o “Bebidas+Circulares” é um projeto definido especificamente para o concelho de Lisboa, que conta com 10 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais e num mercado municipal, com o objetivo incentivar os cidadãos do concelho a devolverem garrafas de plástico PET e latas não reutilizáveis de bebidas. Este projeto permite também a entrega de embalagens de vidro em três locais específicos.

É também promovido pelas associações Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Os materiais recolhidos são encaminhados para as instalações da Valorsul com vista à sua reciclagem.

O projeto conta com um orçamento de perto de um milhão de euros, com um financiamento a 90% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

Este projeto já contribuiu até agora para a recolha de mais de 2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem a perto de 150 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Devolver garrafas de plásticos nos supermercados agora vale pontos e prémios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião