Alemanha regista primeiro défice comercial desde 1991

Queda de 0,5% nas exportações e aumento de 2,7% nas importações alemãs em maio levam a défice de mil milhões de euros, o primeiro saldo negativo no comércio da Alemanha em trinta anos.

A Alemanha verificou o seu primeiro défice comercial em trinta anos no valor de mil milhões de euros, com as exportações a cair 0,5% enquanto as importações aumentaram 2,7% no mês de maio, avançou esta segunda-feira a Bloomberg (acesso condicionado).

Enquanto o custo de bens importados como a energia, bens alimentares ou componentes industriais aumentou mais de 30% em maio de 2022 em termos homólogos, o preço de venda das exportações alemãs aumentou cerca de metade desse valor.

Para Oliver Rakau, economista da consultora Oxford Economics, em Frankfurt, “Não é assim tão surpreendente que as exportações estejam a diminuir no ambiente atual”, sendo que é necessário “focar nas importações, especialmente na evolução dos preços”, acrescentou. Segundo o economista, com o aumento do custo de vida e a elevada incerteza, “as perspetivas de comércio são bastante sombrias”, disse.

A invasão russa da Ucrânia, aliada aos confinamentos verificados na China devido à Covid-19, provocaram constrangimentos nas cadeias globais de abastecimento, estando a afetar em particular a Alemanha cuja economia assenta nas exportações. Para Oliver Rakau, embora os dados pareçam menos notáveis quando ajustados à inflação, o comércio externo vai continuar a impactar negativamente a economia alemã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha regista primeiro défice comercial desde 1991

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião