ANA prepara “chatbot” para ajuda automática aos passageiros nos aeroportos

Gestora de aeroportos, incluindo o de Lisboa, encontra-se a desenvolver uma aplicação móvel para tratamento automatizado dos problemas dos passageiros e envio de informação.

A ANA, gestora de vários aeroportos portugueses, incluindo o de Lisboa, está a desenvolver um “chatbot” para ajudar os passageiros no esclarecimento de dúvidas ou resolução de problemas. A empresa espera que esta “aplicação informática para telemóveis” seja capaz de dar informações e direcionar as pessoas para os canais apropriados, consoante a questão.

A medida faz parte do plano de contingência preparado em conjunto com o Governo para dar resposta “ao aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do verão”, avançou o Ministério da Administração Interna num comunicado.

“No plano tecnológico: a ANA encontra-se a desenvolver um ‘chatbot’ – aplicação informática para telemóveis – para informação e auxílio dos passageiros, com vista a um melhor direcionamento dos mesmos para o canal apropriado”, lê-se na nota divulgada esta segunda-feira.

“Chatbot” é o nome dado a aplicações que recorrem a métodos de inteligência artificial – uns mais do que outros – que permitem o tratamento automatizado de pedidos ou questões colocadas pelas pessoas. O recurso a “chatbots” é uma tendência crescente nos serviços de apoio ao cliente, mas pode gerar frustração por não permitir o contacto imediato com uma pessoa real.

A ANA acredita que um “chatbot” também pode ajudar no auxílio aos passageiros nos aeroportos portugueses, sendo uma de duas medidas ainda em fase de implementação. A outra é “desenvolver sinalética que permitirá melhorar e simplificar os diversos canais dedicados ao fluxo de passageiros”.

A par destas, o Ministério da Administração Interna dá conta do reforço de meios humanos nos aeroportos, incluindo inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). Além disso, está a ser alargado o recurso às portas tecnológicas de controlo eletrónico de passageiros.

Estas medidas surgem numa altura em que a retoma dos voos após a Covid-19 está a gerar caos nos aeroportos ao nível internacional, incluindo em Portugal, sobretudo no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Neste fim de semana, foram cancelados dezenas de voos, deixando em terra milhares de pessoas e provocando longas filas e demoras, à medida que os passageiros procuravam solução para os respetivos constrangimentos.

Para esta segunda-feira, a ANA prevê o cancelamento de 29 voos de e para o aeroporto de Lisboa, entre 15 partidas e 14 chegadas.

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