Galp e Greenvolt impulsionam PSI em dia de ganhos na Europa

A semana começa com uma nota positiva entre as principais bolsas europeias e a praça lisboeta não é exceção. Galp e Greenvolt somam mais de 2%.

A bolsa nacional arrancou a primeira sessão da semana a subir, acompanhando a tendência positiva das congéneres europeias. A maioria das cotadas do índice de referência nacional negoceia no verde, com destaque para Galp Energia e para a Greenvolt, no último dia para a subscrição de novas ações do aumento de capital desta última.

No Velho Continente, o dia é de ganhos. O índice de referência na Europa, o Stoxx 600, soma 0,7%, a par com o espanhol IBEX e o alemão DAX.o britânico FTSE 100 avança 0,8% e o índice francês CAC-40 sobe 0,9%.

Em Lisboa, o PSI valoriza 0,90%, para os 6.106,48 pontos. Entre as 15 cotadas do índice de referência nacional, apenas duas arrancam a sessão em terreno negativo, enquanto as restantes registam ganhos e uma — a Mota Engil — permanece inalterada.

Nas subidas, destaque para a Galp Energia, que soma 2,53%, para 10,93 euros, tendo chegado a subir mais de 3% nos primeiros minutos do dia de negociações. Isto numa altura em que o petróleo negociado nos mercados internacionais soma 0,2%, para 111 dólares o barril.

Galp sobe mais de 2%

Já a Greenvolt avança 2,77%, para 7,78 euros, neste que é o último dia do período para a subscrição de ações do aumento de capital da empresa, iniciado em 20 de junho. Na informação enviada aos mercados no início do mês passado, era referido que o preço das novas ações é de 5,62 euros e que os acionistas e investidores têm direitos preferenciais de subscrição.

As cotadas do setor da pasta e papel sobressaem também entre as subidas, com a Semapa a avançar 2,23%, a Altri a ganhar 1,51% e a Navigator a valorizar 1,43%.

Nota ainda para a Jerónimo Martins, que avança 1,34%, para 21,18 euros, e para a EDP, que ganha 0,60% para 4,66 euros.

Por outro lado, a EDP Renováveis está a perder valor, recuando 0,46%, para 23,70 euros, enquanto o BCP também pressiona o PSI, ao cair 0,80%, para 0,1605 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e Greenvolt impulsionam PSI em dia de ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião