Galp Energia e GreenVolt puxam por Lisboa

Lisboa terminou a sessão desta segunda-feira ligeiramente acima da linha de água. Galp Energia e GreenVolt puxaram pelo PSI, mas perdas do BCP e família EDP travaram ganhos mais expressivos.

Lisboa terminou a sessão desta segunda-feira ligeiramente acima da linha de água, num dia misto nas bolsas europeias e que as bolsas norte-americanas estão encerradas. A puxar pelo desempenho do índice de referência nacional esteve a Galp Energia e a GreenVolt.

Pela Europa, o Stoxx 600 valorizou 0,61%, enquanto o britânico FTSE 100 somou 1,03% e o francês CAC-40 subiu 0,54%. Em contrapartida, o alemão DAX cedeu 0,14% e o espanhol IBEX-35 desvalorizou 1,11%. Por cá, o PSI terminou ligeiramente acima da linha de água, ao subir 0,04% para 6.054,210 pontos, impulsionado pelo setor energético.

O desempenho da Galp Energia destacou-se no índice de referência nacional, com a petrolífera a subir 2,58%, para 10,935 euros, beneficiando da subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, avança 1,84% para 113,68 dólares.

Nota positiva ainda para os títulos da GreenVolt, que subiram 3,30% para 7,82 euros, naquele que é o último dia do período para a subscrição de ações do aumento de capital da empresa, iniciado em 20 de junho. Na informação enviada aos mercados no início do mês passado, era referido que o preço das novas ações é de 5,62 euros e que os acionistas e investidores têm direitos preferenciais de subscrição. Ao mesmo tempo, a REN valorizou 0,35% para 2,90 euros por ação.

Em destaque estiveram ainda as cotadas ligadas ao setor da pasta e do papel. A Semapa avançou 1,93%, a Altri ganhou 2,31% e a Navigator valorizou 1,64%.

Em contraciclo e a pesar no índice de referência nacional esteve a família EDP e o BCP. No grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis cedeu 2,48% para 23,22 euros, enquanto a “casa mãe” recuou 0,93% para 4,59 euros. Já os títulos do banco liderado por Miguel Maya cederam 3,09% para 15,68 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia e GreenVolt puxam por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião