Euro cai para mínimos de duas décadas com ameaça de recessão

Aumento do preço do gás europeu aumenta receios de uma recessão na Zona Euro. Moeda única afunda para o valor mais baixo em duas décadas contra o dólar.

O euro caiu para o valor mais baixo em duas décadas esta terça-feira, com a subida dos preços do gás na Europa a aumentar os receios de uma recessão, enquanto o dólar também ganha terreno com a subida das taxas das obrigações americanas.

A moeda única europeia deprecia mais de 1% para 1,03 dólares, um mínimo desde o final de 2002, de acordo com os dados disponibilizados pela Reuters. Já perdeu cerca de 9% do seu valor este ano contra a moeda americana. Mais divisas estão sob pressão: o iene japonês transaciona novamente em mínimos de quase 24 anos e a coroa norueguesa cede 1% pressionada pela greve dos trabalhadores das plataformas de gás e petróleo.

Os analistas consideram que os riscos de a Europa deslizar para uma recessão estão a aumentar perante a subida dos preços do gás natural, incluindo no Reino Unido, o que está a enfraquecer o euro.

Euro em mínimos de duas décadas

Fonte: Reuters

Adicionalmente, as divisões no Banco Central Europeu (BCE) alimentam as preocupações sobre como irá a autoridade monetária reagir, isto depois de o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, ter criticado os planos do banco central para proteger os países mais endividados de uma subida acentuada dos juros da dívida.

“Vai continuar a ser muito difícil para o euro valorizar de forma significativa com o cenário energético a deteriorar-se e os riscos para o crescimento económico a aumentarem”, referiu o analista do MUFG Derek Halpenny, citado pela agência Reuters.

Por outro lado, o dólar continua a dar sinais de força, com os investidores à procura de refúgio na divisa americana e quando a Reserva Federal norte-americana se preparar para um ciclo mais agressivo das taxas de juro. A Fed aumentou as taxas em 75 pontos base na última reunião e poderá decidir um aumento da mesma magnitude no próximo encontro.

(Notícia atualizada às 11h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro cai para mínimos de duas décadas com ameaça de recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião