Nas notícias lá fora: Inflação, carros elétricos e frutos vermelhos

  • ECO
  • 5 Julho 2022

Redução dos preços nas "commodities" no mercado pode aliviar pressão inflacionista. Chinesa BYD supera Tesla nas vendas de veículos elétricos a nível global.

O recuo dos preços de várias matérias-primas para mínimos de março pode indicar um alívio da pressão inflacionista. A chinesa BYD ultrapassou a norte-americana Tesla nas vendas globais de veículos elétricos. Com o setor dos frutos vermelhos em Espanha em risco, os produtores do país consideram trazer o cultivo para Portugal. Conheça as notícias em destaque na imprensa internacional esta terça-feira.

The Wall Street Journal

Recuo nos preços das matérias-primas alivia pressão inflacionista

Os preços de várias commodities, como milho, trigo, cobre e mais, têm recuado nas últimas semanas, encerrando o trimestre próximo ou abaixo dos valores atingidos em março. Este desempenho está a gerar a esperança de que uma fonte significativa de pressão inflacionista pode estar a diminuir. Ainda assim, os preços que os investidores estão a pagar no mercado aberto podem não se refletir no preço que os consumidores pagam em loja.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

Chinesa BYD ultrapassa Tesla nas vendas globais de veículos elétricos

A BYD, fabricante de automóveis chinesa apoiada pela Berkshire Hathaway de Warren Buffett, destronou a Tesla como a maior produtora de veículos elétricos do mundo em vendas. A empresa vendeu 641.000 veículos nos primeiros seis meses do ano, um salto de mais de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados da BYD. Este número compara com 564.000 veículos vendidos pela Tesla.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El Economista

Proibição de fitossanitários traz cultivo de frutos vermelhos de Espanha para Portugal

Devido à proibição europeia do uso de produtos fitossanitários na agricultura, a produção de frutos vermelhos no sudoeste de Espanha está em risco. Portugal surge como possível solução, com várias produtoras espanholas a considerarem deslocalizar o cultivo destes frutos para o país vizinho. As melhores condições de irrigação e o facto de ter estabelecido uma série de exceções ao uso de produtos fitossanitários no cultivo de frutos vermelhos estão entre as razões apontadas pelas empresas para verem em Portugal uma alternativa.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Itália declara estado de emergência em cinco regiões do norte devido à seca

O Conselho de Ministros italiano decretou na segunda-feira o estado de emergência em Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Veneto e no Piemonte até 31 de dezembro, de acordo com o Governo, anunciando em comunicado a libertação de um fundo de 36,5 milhões de euros para responder ao impacto da seca. A península italiana enfrenta uma onda de calor incomummente precoce, acompanhada de falta de chuva, especialmente na planície agrícola do rio Pó, atingida pela pior seca em 70 anos.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Tech Crunch

Plataforma “cripto” de Peter Thiel suspende levantamentos

A empresa de criptomoedas Vauld suspendeu todos os levantamentos, depósitos e transações aos clientes, justificando a decisão com dificuldades financeiras e a elevada volatilidade no mercado. A plataforma de empréstimos e negociação de criptomoedas tem o investidor Peter Thiel e a Coinbase entre os acionistas e o congelamento das operações dá-se depois de os clientes terem levantado quase 200 milhões de dólares do serviço nas últimas três semanas.

Leia a notícia completa no Tech Crunch (acesso livre/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Inflação, carros elétricos e frutos vermelhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião