Hoje nas notícias: Pensões, Saúde e municípios

  • ECO
  • 5 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo concorda com o Fundo Monetário Internacional (FMI) na ideia de que serão necessárias mais medidas nos próximos anos para garantir a sustentabilidade do sistema de pensões. Há autarcas do PSD que defendem a saída da Associação Nacional de Municípios (ANMP), por entenderem que esta “não defende” os seus interesses. A Deco pede a intervenção do Governo e da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) face ao incumprimento dos direitos dos passageiros. Saiba quais as notícias em destaque na atualidade nacional esta terça-feira.

FMI quer alterações no sistema de pensões e o Governo está de acordo

No relatório do chamado Artigo IV – que avalia periodicamente os desenvolvimentos económicos e orçamentais de cada país –, o Fundo Monetário Internacional (FMI) defende serem necessárias mais medidas nos próximos anos para garantir a sustentabilidade do sistema de pensões. Em concreto, a instituição recomenda alterações à fórmula de cálculo ou uma progressiva subida da idade de acesso às reformas antecipadas. O Governo concorda e afirma querer “explorar opções” para reforçar a sustentabilidade do sistema, mas não explica o que está ou não a ser feito.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Há autarcas no PSD que defendem saída da ANMP

Depois de uma reunião no domingo em que foram apontadas “incongruências” no processo de descentralização de competências, há autarcas sociais-democratas a defenderem que devem abandonar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) caso o Governo não tenha em conta algumas propostas nas áreas da saúde e da ação social. Esta terça-feira, o tema consta da agenda de duas reuniões – uma do conselho diretivo e outra do conselho geral da ANMP -, que serão cruciais para os autarcas do PSD tomarem uma decisão.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Privados da Saúde criticam “limitações legais e caducas que penalizam os cidadãos”

O presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP) defende que os privados na saúde poderiam investir mais se não fossem as “limitações legais e caducas que penalizam os cidadãos”, referindo-se à disponibilização de “mais equipamentos médicos pesados”. Sobre os problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Óscar Gaspar considera que “os desafios são muito grandes”, pelo que o país “necessita que todos possamos colaborar e colocar os nossos recursos nas melhores soluções”. O responsável reitera também a disponibilidade dos privados para darem um contributo reforçado em termos de formação.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Deco denuncia incumprimento dos direitos de passageiros à ANAC

Têm sido cancelados vários voos no aeroporto de Lisboa nos últimos dias, o que fez chegar “várias dezenas de queixas” à Deco. A associação de defesa do consumidor pede a intervenção do Governo e da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) face ao incumprimento dos direitos dos passageiros. Em causa estão, por exemplo, os motivos dos cancelamentos por parte de várias companhias, já que esta é uma informação necessária para que os passageiros possam acionar eventuais pedidos de indemnização.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Coura capta 80 milhões para três fábricas de vacinas

A farmacêutica Zendal quer construir três fábricas em Paredes de Coura, duas fábricas de vacinas e uma de injetáveis, depois de já ter anunciado em janeiro de 2021 a construção de uma fábrica de vacinas no Parque Industrial de Formariz. Estes planos de expansão vão trazer um aumento no investimento do grupo na região para 80 milhões de euros, que contemplam já 22 milhões alocados à construção da primeira fábrica de vacinas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pensões, Saúde e municípios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião