Sovena e Fundação Amélia de Mello unidas no apoio à formação profissional

As duas instituições vão lançar um programa que irá distinguir e valorizar a formação profissional, garantindo a igualdade de oportunidades no acesso a estágios e na entrada no mercado laboral.

A Sovena, a dona do Oliveira da Serra, e a Fundação Amélia de Mello (FAM) uniram-se para apoiar e incentivar a formação profissional, em parceria com escolas das comunidades envolventes à atividade do grupo. As duas instituições vão lançar um programa com a duração de três anos, que irá distinguir e valorizar a formação profissional, garantindo a igualdade de oportunidades no acesso a estágios e na entrada no mercado de trabalho da população escolar. As duas instituições vão fechar parcerias com cinco escolas profissionais do país.

“A formação profissional tem-se apresentado, cada vez mais, como uma escolha de futuro onde, à medida que os jovens aprendem uma profissão, têm a possibilidade de escolher o melhor caminho para o seu desenvolvimento. Na Sovena valorizamos a formação profissional e queremos incentivar um futuro com mais qualificação e oportunidades”, refere o CEO da Sovena, Jorge de Melo.

“A formação profissional é fundamental para o desenvolvimento empresarial de Portugal, elevando o nível de qualificação e especialização que conduzem a perspetivas de transição e melhor enquadramento na vida ativa”, acrescenta, em comunicado.

Este compromisso entre as duas instituições e as escolas das comunidades envolventes vai contemplar bolsas de estágio com prémios de mérito para os alunos com maior dedicação e empenho na sua formação, prémios específicos nas categorias “Industrial Future” e “Future Agribusiness” e, ainda, um concurso anual para o melhor projeto de inovação e empreendedorismo.

“O apoio à formação dos alunos do ensino profissional é um objetivo que decidimos implementar por duas razões: em primeiro lugar, como um sinal à sociedade da importância que o mesmo tem; um segundo aspeto, como prémio de mérito aos alunos desta área de ensino que costuma ser descurada, algo que está na linha dos apoios que damos aos alunos de elevado desempenho escolar”, esclarece Manuel Alfredo de Mello, vice-presidente da Fundação Amélia de Mello.

No âmbito desta parceria, a Sovena e a Fundação Amélia de Mello irão estabelecer protocolos com cinco escolas profissionais do país, tendo sido já celebrados os protocolos com a ATEC – Academia de Formação, o Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas e a Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sovena e Fundação Amélia de Mello unidas no apoio à formação profissional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião