Rússia garante aumento do fluxo de gás para Europa se Canadá entregar turbina do Nord Stream 1

  • Capital Verde
  • 8 Julho 2022

O atraso da entrega desta turbina, que está sob a gestão da alemã Siemens Energy, terá contribuído para que a Gazprom reduzisse o abastecimento de gás para a Alemanha em 40%.

O Kremlin garantiu esta sexta-feira que o fluxo de gás para a Europa, através do Nord Stream 1, poderia ser reforçado se uma turbina que se encontra de momento no Canadá e que serve o gasoduto Nord Stream 1 fosse entregue à Rússia.

De acordo com a notícia avançada esta sexta-feira pela Reuters, o equipamento, que é fundamental para garantir o abastecimento de gás para a Europa, encontra-se retido no Canadá devido às sanções contra a Rússia resultantes da invasão da Ucrânia. O atraso da entrega desta turbina, que está sob a gestão da alemã Siemens Energy, terá motivado a redução, da parte da Gazprom, do abastecimento de gás para a Alemanha em 40%.

Segundo a agência noticiosa, o governo de Olaf Sholtz está em conversações com o governo de Justin Trudeau para que o equipamento seja entregue, sem quebrar as sanções. Fonte próxima do governo alemão informa a Reuters que está em cima da mesa a possibilidade de a turbina ser enviada primeiro para a Alemanha e que de lá seria entregue à Gazprom, para que o Canadá não viole nenhuma das sanções, depois de a Ucrânia se ter mostrado contra esta ação.

O Kremlin garante que o abastecimento de gás pode regressar a níveis normais com a devolução deste equipamento. A Reuters informa que o fluxo de gás se manteve a um nível estável durante a manhã desta sexta-feira. Segundo os dados, os fluxos para a Alemanha através do gasoduto Nord Stream 1, no Mar Báltico, situaram-se nos 29.280.032 quilowatts-hora por hora (kWh/h) esta manhã, um valor inalterado em relação ao dia anterior.

Antecipa-se, no entanto, uma quebra significativa no abastecimento do gás através do Nord Stream 1, uma vez que o Kremlin se prepara para suspender o funcionamento do gasoduto durante 10 dias para reparações, entre 11 e 21 de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia garante aumento do fluxo de gás para Europa se Canadá entregar turbina do Nord Stream 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião