Euro continua sob pressão e recua para 1,0107 dólares
Valor da moeda única continua sob pressão, à medida que os investidores vão procurando o refúgio da divisa norte-americana. Dólar tocou mesmo um máximo de 24 anos face ao iene japonês.
O euro volta a desvalorizar face ao dólar neste início da semana, depois de ter tocado um mínimo de 1,0072 dólares na passada semana. Esta segunda-feira, a moeda única desvaloriza 0,8% face à divisa norte-americana, negociando perto de 1,0107 dólares, tangente à paridade.
A queda desta segunda-feira acontece no rescaldo do encerramento para manutenção do gasoduto Nordstream 1, que liga a Rússia à Alemanha, para uma manutenção programada de dez dias. A possibilidade de Moscovo não voltar a abrir a torneira está a alimentar os receios de uma recessão na Europa.
O euro já desvalorizou 10,93% face ao dólar desde o início do ano. Aliás, nos últimos três meses, a queda foi de 6,99% — e o recuo foi de 3,42% no acumulado desde o início de julho.
Neste contexto de maior incerteza, a perceção de risco dos investidores tem alimentado o valor do dólar enquanto refúgio. Esta segunda-feira, o dólar atingiu um máximo de 24 anos face ao iene japonês (137,28 ienes), segundo a Reuters.
De volta ao continente europeu, o euro também negoceia com um recuo ligeiro face à libra esterlina. Cada euro compra 0,8456 libras esta segunda-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euro continua sob pressão e recua para 1,0107 dólares
{{ noCommentsLabel }}