Iscte estreia-se em Sintra com oito licenciaturas em setembro

Especializada em tecnologias digitais, a quinta escola do Iscte em Sintra arranca já no próximo ano letivo com oito licenciaturas. Em 2026 prevê acolher 3.000 alunos num edifício a construir de raiz.

A nova escola do Iscte em Sintra arranca já no próximo ano letivo, em setembro, e vai contar com oito licenciaturas. Especializada em tecnologias digitais, a quinta escola deste instituto terá cursos que cruzam a inteligência artificial, saúde ou cibersegurança com as ciências sociais.

Em comunicado, o Iscte adianta que a nova escola terá um total de oito licenciaturas: Desenvolvimento de Software e Aplicações; Matemática Aplicada à Transformação Digital; Política, Economia e Sociedade; Tecnologias Digitais e Educativas; Tecnologias Digitais e Gestão; Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial; Tecnologias Digitais e Saúde; Tecnologias Digitais e Segurança (Cibersegurança), sendo que o ensino será “orientado para a resolução de problemas, em estreita articulação com os empregadores e com os desafios sociais do território da Área Metropolitana de Lisboa”.

Haverá uma aproximação entre o ensino, a atividade económica e o tecido social da região, o que irá aumentar as oportunidades de formação e de carreira profissional dos jovens do concelho e dos municípios circundantes”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte, citada na nota de imprensa. A antiga ministra da Educação acrescenta ainda que o instituto “está empenhado em aumentar o nível de qualificação dos portugueses em tecnologias da informação, uma área prioritária ao nível europeu e nacional, e, nesse âmbito, em atrair mais
mulheres para as engenharias”.

Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do IscteHenrique Casinhas / ECO

Numa fase inicial, as instalações da Escola Iscte-Sintra serão no centro da vila histórica de Sintra entre o Centro Cultural Olga Cadaval e a Biblioteca Municipal, mas no futuro a escola transita para um edifício que vai ser construído de raiz na Portela de Sintra. “Os primeiros trabalhos de construção deverão ser adjudicados antes do final deste ano, prevendo-se que, a partir de 2026, o Iscte acolha cerca de 3.000 estudantes”, lê-se na nota de imprensa.

O Iscte-Sintra irá juntar-se às outras quatro escolas que estão sediadas em Lisboa: Sociologia e Políticas Públicas; Business School; Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Arquitetura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iscte estreia-se em Sintra com oito licenciaturas em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião