Bolsas avançam pela terceira sessão com alívio no gás russo

Reabertura do Nord Stream 1 esta quinta-feira alivia receios dos investidores sobre corte do gás russo. Bolsas avançam pela terceira sessão com reunião do BCE à espreita.

As bolsas europeias avançam pela terceira sessão seguida esta quarta-feira, com os investidores mais aliviados quanto à reabertura do Nord Stream 1 esta quinta-feira. A agência Reuters adiantou que o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa deverá retomar as operações na quinta-feira, tal como previsto, depois de um período de manutenção de dez dias. Chegou-se a temer que não iria reabrir.

A notícia descansou os mercados e o sentimento de alívio mantém-se esta quarta-feira, com os principais índices europeus a abrirem em terreno positivo, casos do Stoxx 600 que soma 0,21% ou das bolsas de Madrid a Frankfurt, que registam ganhos entre 0,20% e 0,40%.

Por cá, o PSI está em alta de 0,12% para 5.983,7 pontos, com sete cotadas em alta, das quais cinco são os pesos pesados da bolsa de Lisboa. O BCP lidera os ganhos, ao subir 2,45% para 0,1508 euros. Na energia, EDP, EDP Renováveis e Galp ganham entre 0,17% e 0,79%. A Jerónimo Martins avança 0,09%.

BCP lidera subidas em Lisboa

Entretanto, o ponto mais alto da semana está reservado para esta quinta-feira: a reunião do Banco Central Europeu (BCE), que vai anunciar a primeira subida das taxas de juro em mais de uma década.

Desde há algumas semanas que o banco central vem sinalizando uma subida de 25 pontos base, mas duas fontes adiantaram ontem à Reuters que estará em cima da mesa também a possibilidade de um aumento de 50 pontos base, tendo em conta a subida imparável da inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas avançam pela terceira sessão com alívio no gás russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião