Presidente do IEFP posta em xeque devido a subsídio de desemprego

  • ECO
  • 20 Julho 2022

Maria Adelaide Franco recebeu subsídio de desemprego quando foi dispensada da empresa que fundou, mas com a qual manteve atividades "pontuais" e "não remuneradas". Advogados alegam incompatibilidades.

Em maio de 2022, Maria Adelaide Franco foi nomeada presidente do conselho diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em regime de substituição. Mas a escolha do Ministério do Trabalho está a causar polémica na instituição por causa do currículo da gestora.

Segundo a edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios (acesso pago), durante quase ano e meio, Maria Adelaide Franco recebeu subsídio de desemprego depois de ter cessado o contrato com a empresa que fundou (Mindsetplus) – e na qual viria a ser reintegrada. Mas, ao mesmo tempo, a responsável manteve atividade “pontuais” e “não remuneradas” com a empresa.

Maria Adelaide Franco alega que não cometeu qualquer ilegalidade. Dois advogados de Direito do Trabalho defendem, porém, que há incompatibilidade: um desempregado subsidiado não pode colaborar com a entidade para a qual trabalhou antes, mesmo que de forma não remunerada. O Ministério do Trabalho optou por não comentar a situação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do IEFP posta em xeque devido a subsídio de desemprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião