Eletricidade. Leilão de garantias de origem com receitas recorde de 7,4 milhões

Quantia representa um aumento de 44% face ao anterior máximo verificado no leilão transato. Valor será deduzido ao custo com a aquisição de energia renovável, revertendo para os consumidores.

O último leilão de garantias de origem (GOs), que decorreu no passado dia 13 de julho, atingiu um novo teto máximo, registando receitas que ascenderam a 7,4 milhões de euros.

De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira pela Redes Energéticas Nacionais (REN) — entidade emissora GOs — esta quantia representa um aumento de 44% face ao anterior máximo, verificado no leilão transato, informando que “este valor será deduzido ao custo com a aquisição de energia renovável, revertendo assim para os consumidores portugueses.

Segundo a nota enviada às redações, naquele que foi o 11º leilão foi ainda atingido um novo preço máximo de 2,30 euros para a energia solar, mais 0,35 cêntimos do que o máximo anterior.

No total, foram leiloados 3,50 milhões de GOs (o que equivale a 3,5 terawatt por hora (TWh) de energia certificada), divididos em oito lotes, segundo os critérios habituais de tecnologia (solar, eólica, hídrica e térmica) e período de produção (março e abril de 2022), tendo sido adjudicados na sua totalidade. “O leilão contou com a participação de 21 entidades, nacionais e internacionais, das quais 9 conseguiram efetuar, pelo menos, uma aquisição”, revela a nota

“A REN assume, em Portugal Continental, o papel de Entidade Emissora de Garantias de Origem (EEGO) responsável pela implementação e gestão do sistema de emissão de GOs, compreendendo o registo, a emissão, a transferência e o cancelamento eletrónico destes certificados”, explica o comunicado.

A EEGO iniciou a sua atividade em março de 2020 e atualmente encontram-se registadas cerca de 350 empresas (incluindo produtores, comercializadores e brokers) e mais de 700 instalações que certificam mensalmente a sua produção de energia elétrica, totalizando aproximadamente 15,7GW de potência instalada. Até ao momento, foram já emitidos em Portugal mais de 70 milhões de GO

Notícia atualizada às 15h20 de 22 de julho com correção sobre o número de entidades que fizeram aquisições neste leilão

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eletricidade. Leilão de garantias de origem com receitas recorde de 7,4 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião