Défice e dívida pública da UE recuam no primeiro trimestre

Défice público na Zona Euro recuou para 2,3% do PIB na Zona Euro e 2,2% do PIB na UE. Peso da dívida caiu para 47% do PIB no mesmo período.

O défice público na Zona Euro recuou para 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre e o da União Europeia para 2,2%, tendo o peso da dívida diminuído, respetivamente, para 47% e 46,3% do PIB, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira pelo Eurostat.

Na Zona Euro, o défice público de 2,3% no primeiro trimestre de 2022 compara com o de -3,6% do PIB no quarto trimestre de 2021, enquanto o rácio da dívida em relação ao PIB passou de 48,3% no final do ano passado para 47% no início deste ano.

Por sua vez, na UE, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, o défice diminuiu de -3,5% no quarto trimestre de 2021 para 2,2% no primeiro trimestre de 2022 e o peso da dívida passou de 47,5% do PIB para 46,3% do PIB.

“O rácio do défice em relação ao PIB diminuiu devido a uma redução mais acentuada da despesa total (…) bem como devido a um PIB mais elevado em comparação com o quarto trimestre de 2021″, explica o Eurostat. “A receita total e a despesa total continuaram a ser influenciadas pelas respostas políticas à pandemia, mas em menor grau do que nos trimestres anteriores.

“As receitas totais ajustadas sazonalmente na Zona Euro diminuíram cerca de 19 mil milhões de euros face ao quarto trimestre de 2021”, lê-se, enquanto “a despesa total do governo ajustada sazonalmente diminuiu cerca de 53 mil milhões de euros”.

Já na UE, “a receita total ajustada sazonalmente diminuiu cerca de 17 mil milhões de euros em comparação” com o final do ano passado, enquanto “as despesas totais corrigidas de sazonalidade diminuíram cerca de 55 mil milhões de euros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice e dívida pública da UE recuam no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião