Lisboa segue perdas na Europa após subida de juros do BCE

  • Joana Abrantes Gomes
  • 21 Julho 2022

O principal índice nacional perdeu quase 1% após a decisão histórica do Banco Central Europeu (BCE), que esta quinta-feira anunciou uma subida das taxas de juro em 50 pontos base.

A subida das taxas de juro em 50 pontos base, decisão anunciada esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE) e que excedeu as expectativas dos analistas, afetou negativamente a maioria das principais bolsas na Europa. A praça lisboeta registou o pior desempenho entre as congéneres europeias, ao fechar em baixa de quase 1%.

As praças de Londres, Frankfurt e Madrid caíram entre 0,1% e 0,6%, enquanto o índice francês CAC-40 se manteve inalterado. O pan-europeu Stoxx 600 foi o único com desempenho positivo, ao subir 0,3%.

Por cá, o PSI perdeu 0,94%, para 5.884,58 pontos, penalizado sobretudo pelo setor energético. Das 15 cotadas na bolsa de Lisboa, seis fecharam no “verde” e as restantes nove ficaram abaixo da linha de água.

Nos ganhos destacam-se os CTT e a Navigator, que somaram, respetivamente, 1,56% e 1,15%. Ainda esta quinta-feira, a papeleira vai apresentar os resultados do segundo trimestre e do fecho do semestre, tendo anunciado um acordo de princípio para a criação de uma joint venture com a empresa alemã P2X Europe, que visa desenvolver uma unidade industrial que visa a produção combustíveis não fósseis para o setor da aviação.

Já a EDP Renováveis, a REN e a Galp foram as cotadas que mais pesaram sobre o principal índice bolsista nacional. A subsidiária do grupo EDP registou perdas de 3,14%, enquanto as duas outras energéticas caíram entre 2,08% e 2,22%.

A Greenvolt recuou 1,95%, para 7,56 euros por ação, depois de ter anunciado esta semana que vai instalar quase três mil painéis solares em Tondela até ao final deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue perdas na Europa após subida de juros do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião