ūüďĻ Nord Stream volta a enviar g√°s para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade

Ao fim de 10 dias de manuten√ß√£o, o principal gasoduto que liga a Europa √† R√ļssia voltou a operar, mas a ‚Äúmeio g√°s‚ÄĚ. Fluxo reduzido p√Ķe em causa abastecimento para o inverno.

O Nord Stream retomou o funcionamento, tal como previsto, mas apenas a 30% da sua capacidade total.

A retoma do principal gasoduto que liga a Alemanha √† R√ļssia acontece depois da conclus√£o de uma manuten√ß√£o de 10 dias, mas n√£o √© suficiente para acalmar os receios face ao abastecimento necess√°rio para o inverno.

O fluxo reduzido n√£o √©, no entanto, uma surpresa para o bloco europeu, que se tem deparado com sucessivas redu√ß√Ķes desde junho, decretadas pela empresa estatal russa Gazprom. Alemanha, It√°lia e os Pa√≠ses Baixos s√£o alguns dos principais visados desta decis√£o.

A Comiss√£o Europeia estima que a Gazprom tenha reduzido o abastecimento para a Europa em 60%, muito abaixo dos 160 mil milh√Ķes de metros c√ļbicos que Moscovo enviava para Berlim diariamente.

O risco de o armazenamento de gás para o inverno ser insuficiente torna-se, assim, mais real. A Comissão Europeia pediu por isso aos Estados-membros que reduzam em 15% o consumo de gás. Segundo o executivo comunitário, para já, este esforço é voluntário e deve vigorar entre 1 de agosto a 31 de março, mas Portugal, Espanha, Grécia, Polónia ou Chipre já disseram estar contra a medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Coment√°rios ({{ total }})

ūüďĻ Nord Stream volta a enviar g√°s para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discuss√£o dando a sua opini√£o