Atividade segura do Nord Stream depende de turbina ‘presa’ no Canadá, alerta Gazprom

A Gazprom alerta que a devolução do motor da turbina influencia "diretamente o funcionamento seguro do Nord Stream". Bruxelas garante que equipamento está "em trânsito".

A gigante russa de gás Gazprom voltou a afirmar que não consegue garantir o bombeamento seguro de combustível através do gasoduto Nord Stream sem uma turbina que está em reparação no Canadá e que ainda não foi devolvida.

A Gazprom volta a chamar a atenção que a devolução do motor da turbina (…) e a futura manutenção de outras turbinas para a estação de compressão de Portovaya influenciam diretamente o funcionamento seguro do Nord Stream”, apontou a empresa numa declaração citada pela agência noticiosa Efe.

Da parte da Comissão Europeia, foram dadas garantias de que a turbina encontra-se “em trânsito” e que por isso não deve ser usada como “pretexto” para não fornecer gás, afirmou, esta quarta-feira, Ursula von der Leyen.

A gigante russa sublinhou que voltou a pedir à alemã Siemens para que apresentasse os documentos oficiais que permitam a Moscovo recuperar o motor da turbina, fundamental para o bom funcionamento do gasoduto que liga a Rússia à Alemanha através do mar Báltico.

A declaração da empresa surge um dia antes do recomeço programado da atividade do gasoduto, após um período de manutenção planeado de 10 dias.

No fim de semana, a Gazprom tinha já pedido à Siemens que apresentasse estes documentos para que recuperasse o motor, apesar das sanções impostas pelo Canadá e pela União Europeia.

Do lado do Canadá, foi autorizado, de forma excecional, o regresso da turbina à Alemanha, que daí deveria, em princípio, ser devolvida à Rússia.

A Gazprom alertou que o cumprimento das obrigações pela Siemens é fundamental para o bom funcionamento do Nord Stream “e do fornecimento de gás natural aos consumidores europeus”.

A empresa russa alega que a Siemens apenas pode reparar estas turbinas na sua fábrica no Canadá.

A Gazprom alegou ainda, em junho, que foram problemas com a revisão das turbinas que resultaram na redução em 60% do fluxo de gás em dois lotes através deste gasoduto.

O Presidente russo, Vladimir Putin garantiu na terça-feira em Teerão, no Irão, que a Gazprom está a cumprir todas as suas obrigações, mas alertou que o gasoduto poderá ter de reduzir os seus fornecimentos à Europa caso a turbina não seja devolvida e outra tenha de ser enviada para o estrangeiro para reparação.

De acordo com o chefe de Estado russo, se apenas uma turbina estiver operacional, o fluxo diário de gás estará limitado a cerca de 30 milhões de metros cúbicos.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de cinco mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade segura do Nord Stream depende de turbina ‘presa’ no Canadá, alerta Gazprom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião