Comércio internacional acelera. Importações disparam 40% e exportações 31%

Comércio internacional ganhou ritmo entre abril e junho, estima o INE. Exportações terão aumentado em 31,2%, enquanto as importações subiram 39,4%.

As exportações e as importações de bens em Portugal terão acelerado no segundo trimestre, aumentando até 40% na comparação homóloga, um ritmo bastante mais elevado do que o observado nos primeiros três meses do ano.

De acordo com a estimativa rápida avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas de bens ao exterior aumentaram 31,2% em termos homólogos, enquanto o fluxo inverso cresceu 39,9%. Se a comparação for com o mesmo período de 2020, tanto as exportações como as importações praticamente duplicaram.

Taxas de variação homóloga das exportações

Fonte: INE

Taxas de variação homóloga das exportações

Fonte: INE

Importa referir que a comparação homóloga abrange um período de 2021 ainda marcado pelo impacto da Covid-19 na atividade económica local e global. Ainda assim, estas evoluções comparam com as variações de 18% nas exportações e 36,8% nas importações observadas entre janeiro e março deste ano.

Agora, no primeiro trimestre completo de guerra na Europa, as leituras também poderão estar influenciadas pelo efeito do aumento da taxa de inflação. Em meados deste mês, quando avançou os dados de maio — uma subia de 40,6% nas exportações e de 46,4% nas importações –, o INE indicou que “cerca de metade destas variações traduzem crescimento de preços”.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comércio internacional acelera. Importações disparam 40% e exportações 31%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião