Greenvolt vende parques solares e eólicos à Iberdrola por 155 milhões de euros

Greenvolt vende portfólio de parques solares e eólicos na Polónia por 155 milhões de euros, no âmbito do seu compromisso com os investidores para a rotação de ativos que tragam valor acrescentado.

A Greenvolt fechou com a Iberdrola a venda de um portfólio de parques solares e eólicos na Polónia, no valor de 155 milhões de euros. A transação, pendente agora de aprovação regulatória, é a primeira alienação de ativos da Greenvolt desde a sua entrada em bolsa, anunciou em comunicado esta segunda-feira.

Para João Manso Neto, CEO da GreenVolt, “a transação que hoje anunciamos, com um player de relevância à escala europeia, é reveladora do enorme apetite que há por ativos como estes, nomeadamente no mercado polaco”, pode ler-se no comunicado.

Em causa está a transação de dois parques eólicos, totalizando 50 MWs (megawatts), bem como seis parques solares com um total de 48 MWs. Os ativos em questão ficam ainda abrangidos por um contrato de compra de energia de longo prazo, com a T-Mobile Polska, durante 15 anos, tendo início a partir de 2023; um acordo que a Greenvolt já tinha anunciado em abril. O respetivo portfólio de parques solares e eólicos está atualmente em construção.

O acordo é celebrado através da Augusta Energy, uma joint-venture detida 50% entre a KGAL, uma gestora de ativos alemã, e a V-Ridium Group, empresa detida a 100% pela GreenVolt, pode ler-se. O acordo em questão prevê ainda a venda, à Iberdrola, de ativos renováveis com uma capacidade total de 98 MWs, acrescenta o comunicado.

A Greenvolt esclarece também que a transação se traduz num valor de 1,57 milhões de euros por MW, e sublinha que o desenvolvimento de parques solares e eólicos de grande escala representa um dos três pilares da estratégia de crescimento da empresa.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt vende parques solares e eólicos à Iberdrola por 155 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião