Ano letivo vai começar sem medidas de prevenção contra a Covid-19

  • ECO
  • 8 Agosto 2022

Governo aponta que escolas vão começar ano letivo sem medidas contra a Covid-19, colocando o foco sob a responsabilidade individual para garantir a saúde pública. Diretores esperam ano de normalidade.

Horários desfasados, uso de máscara ou corredores de sentido único, medidas que vigoraram nas escolas durante a pandemia, vão deixar de existir a partir de setembro. De acordo com o Ministério da Educação (ME), citado pelo Público, o próximo ano letivo vai decorrer sem qualquer medida de combate à Covid-19.

Tendo em conta a fase atual da pandemia e a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que está em vigor, “compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção de infeção”, justifica o ministério tutelado por João Costa, acrescentando que está em “permanente articulação” com a DGS “no sentido de aplicar quaisquer outras medidas que venham a ser determinadas, fruto da evolução da pandemia”.

Os diretores das escolas, no entanto, ainda não terão recebido uma comunicação oficial do Governo de que não vão existir limitações no ano letivo que se inicia em setembro. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, defende que “é preciso que haja uma comunicação do ME ou da DGS, da entidade competente, a atualizar sobre as medidas para a organização escolar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ano letivo vai começar sem medidas de prevenção contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião