Mapfre passou a liderar mercado segurador da América Latina

  • ECO Seguros
  • 8 Agosto 2022

O grupo Mapfre passou a liderar o mercado latino-americano de seguros, que está a retomar os níveis anteriores à pandemia. Veja aqui o ranking das 25 maiores seguradoras dos 18 países analisados.

O grupo segurador espanhol Mapfre, com 8,3 mil milhões de dólares de prémios emitidos e uma quota de mercado de 5,5%, passou a ocupar o primeiro lugar da classificação geral do Ranking da América Latina em 2021, de acordo com o “Ranking de grupos seguradores na América Latina em 2021” da Mapfre Economics.

O grupo espanhol ultrapassa assim a Brasilprev e a Zurich, que no ano anterior ocupavam as primeiras posições no ranking de maiores grupos seguradores da América Latina.

O crescimento do grupo Mapfre fica a dever-se, em parte, ao seu crescimento de 16,8% no México em 2021, devido ao fato de, durante o segundo trimestre do exercício, ter sido registada a renovação de uma importante apólice bienal pelo valor de 563 milhões de dólares. Descontando o efeito extraordinário dessa apólice, os prémios do grupo Mapfre no México teriam aumentado em apenas 13,3%.

Por sua vez, as brasileiras Brasilprev e Bradesco passaram a ter, em 2021, uma quota de mercado de 5,3% e 5,1%, respetivamente, com 7,9 mil milhões de dólares e 7,68 mil milhões de dólares em prémios emitidos.

Na quarta posição do ranking global surge a CNP Assurances (França), seguindo-se a Zurich (Suíça), Grupo Nacional Provincial (México), MetLife (Estados Unidos), grupo Sura (Colômbia), Triple-S (Porto Rico) e Innovacare (Estados Unidos).

Os 25 maiores grupos seguradores incluídos no ranking global respeitante ao mercado latino-americano emitiram 93,4 mil milhões de dólares em prémios, mais 8,6 mil milhões do que em 2020, o que representa um crescimento de 10,2%. Se a amostragem contemplar apenas os 10 maiores grupos, o crescimento anual entre 2020 e 2021 situou-se 10,8%.

Não Vida supera níveis pré-pandemia

Em 2021, o mercado segurador no ramo Não Vida na América Latina somou um volume de prémios de 86,1 mil milhões de dólares, superando assim os níveis pré-pandemia, situados em 82,6 mil milhões de dólares. O ramo Não Vida cresceu 12,5% em relação ao ano anterior, acima do ritmo de crescimento do conjunto do mercado segurador latino-americano, o que explica em termos relativos a importância e o impacto do ramo Não Vida sobre o total do setor dos seguros na região (57,4% dos prémios totais são do ramo Não Vida).

O ranking do ramo Não Vida é liderado pela Mapfre, seguida da Innovacare (Estados Unidos), Triple-S (Porto Rico), grupo Sura (Colômbia), Zurich (Suíça), Porto Seguro (Brasil), Axa (França), Allianz (Alemanha) e Grupo Nacional Provincial (México). Os dez maiores grupos no ramo emitiram apólices num valor superior a 33 mil milhões de dólares, o que corresponde a uma quota de mercado de 8,5%.

Vida cresce mais de 11%

No ramo Vida, o valor do mercado segurador latino-americano, tendo como referência o volume de prémios emitidos, era, em dezembro de 2021, de 63,8 mil milhões de dólares, isto é, mais 11,3% (6,5 mil milhões de dólares) que no ano anterior.

O grupo segurador líder no ramo Vida foi o Brasilprev (Brasil), seguindo-se nas dez primeiras posições do ranking o CNP Assurances (França), Bradesco (Brasil), Zurich (Suíça), MetLife (Estados Unidos), BBVA (Espanha), Grupo Nacional Provincial (México), Mapfre (Espanha), Banorte (México) e Itaú (Brasil).

Os dez grupos que encimam a tabela emitiram prémios num valor superior a 33 mil milhões de dólares, a que corresponde uma quota de mercado de 40,3%.

A Mapfre Economics, área do Grupo Mapfre dedicada à investigação e análise sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças, no seu “Ranking de grupos seguradores na América Latina em 2021”, classifica os principais grupos seguradores que operam na região com base no volume de prémios e examina separadamente os ramos Vida e Não Vida.

Foram analisados 18 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Veja aqui o ranking dos 25 maiores grupos que representam 62,3% do mercado total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mapfre passou a liderar mercado segurador da América Latina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião