Nas notícias lá fora: Trump, BoE e Tornado Cash

  • ECO
  • 9 Agosto 2022

FBI fez buscas na propriedade de Donald Trump na Florida e arrombaram o cofre da casa. O ‘misturador de moedas digitais’ Tornado Cash foi alvo de sanções por suspeitas de lavagem de dinheiro.

O vice-governador do Banco de Inglaterra, Dave Ramsden, garante que o banco vai prosseguir os planos de venda gradual do vasto stock de obrigações do Tesouro mesmo que um abrandamento económico o obrigue a cortar as taxas de juro. O antigo Presidente Donald Trump foi alvo de buscas na sua propriedade na Florida que estarão relacionadas com a investigação às caixas com informação classificada que foram levadas para Mar-a-Lago após a presidência Trump. Seul tenta lidar como os estragos provocados pela chuva intensa — a mais forte dos últimos 80 anos — que matou oito pessoas. Veja as notícias que marcam os jornais internacionais.

CNN

FBI faz buscas na propriedade de Donald Trump na Florida

O antigo Presidente dos EUA Donald Trump revelou que a polícia federal (FBI, na sigla em inglês) fez buscas na sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida, e arrombaram o cofre da casa. As circunstâncias das buscas ainda não são claras, mas o Departamento de Justiça tem estado a investigar a descoberta de caixas com informação classificada que foram levadas para Mar-a-Lago depois de terminada a presidência Trump. Uma investigação separada relacionada com os esforços dos aliados de Trump para anular os resultados das eleições presidenciais de 2020 e o assalto ao Congresso, a 6 de janeiro de 2021, também se está a intensificar em Washington.

Leia a notícia completa no CNN (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

BoE vai prosseguir venda de obrigações mesmo num cenário de corte de juros

O Banco de Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) prosseguiria com os seus planos para vender gradualmente o vasto stock de obrigações do Tesouro mesmo que um abrandamento económico o obrigue a cortar as taxas de juro, disse o vice-governador, Dave Ramsden. O BoE está pronto para se tornar o primeiro grande banco central a vender algumas das obrigações que comprou durante mais de uma década de quantitative easing (QE). O programa de vendas com 40 mil milhões de libras deverá começar no próximo mês. Ramsden, encarregue do balanço do BoE de um bilião de libras, disse à Reuters que “é mais provável do que não” que as taxas de juro tenham de subir novamente depois de o banco ter optado por subir a taxa diretora em 50 pontos base para 1,75% a semana passada.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

TechCrunch

EUA sancionam empresa de moedas digitais acusada de lavar dinheiro de crimes

Os EUA impuseram sanções financeiras ao ‘misturador de moedas digitais’ Tornado Cash, acusado de envolvimento na lavagem de sete mil milhões de dólares via estes ativos desde 2019, incluindo em ligação com a Coreia do Norte. “O Tesouro sanciona o Tornado Cash, um ‘misturador de moedas virtuais’ que lava dinheiro obtido com crimes informáticos, incluindo os cometidos com vítimas nos EUA”, declarou o subsecretário do Tesouro para os assuntos do terrorismo e das informações financeiras, Brian Nelson, em comunicado. O Tornado Cash foi criado em 2019.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre, conteúdo em inglês)

Washington Post

Oito mortos e seis desaparecidos em Seul devido às chuvas mais fortes em 80 anos

Subiu para oito o número de mortos devido às inundações causadas pelas chuvas mais fortes que atingiram Seul em 80 anos, deixando ainda seis pessoas desaparecidas. Partes da capital sul-coreana, bem como da cidade portuária de Inchon e da província de Gyeonggi, registaram fortes chuvas de mais de 100 milímetros durante várias horas consecutivas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira. A precipitação excedeu mesmo 140 milímetros numa hora no distrito de Dongjak de Seul, a chuva mais forte registada em 60 minutos desde 1942. Quase 800 edifícios em Seul e nas cidades vizinhas ficaram danificadas e pelo menos 790 pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas.

Leia a notícia completa no Washington Post (acesso livre, conteúdo em inglês)

Ámbito

Presidente colombiano apresenta reforma fiscal para combater pobreza

O primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia apresentou um plano fiscal para arrecadar até 11 mil milhões de dólares por ano para programas de combate à pobreza. Gustavo Petro tomou posse no domingo, tendo prometido combater a desigualdade económica e investir em áreas rurais marcadas pela violência ligada às drogas. Menos de 24 horas depois, apresentou um plano de reforma fiscal ao Parlamento para aumentar o imposto sobre o rendimento dos mais ricos e aplicar uma taxa de 10% sobre as exportações de petróleo. O projeto de lei também inclui um imposto anual sobre a riqueza de indivíduos com património líquido superior a 750 mil dólares (736 mil euros), bem como impostos sobre a venda de refrigerantes e alimentos ultra-processados.

Leia a notícia completa no Ámbito (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Trump, BoE e Tornado Cash

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião