Inflação nos EUA deixa bolsas europeias em sentido

Investidores ficam hoje a conhecer a evolução da taxa de inflação nos EUA, que poderá ajudar a definir o rumo da Fed. Bolsas europeias iniciam sessão em queda ligeira, incluindo Lisboa.

Com quedas até 0,5%, as bolsas europeias iniciaram a sessão desta quarta-feira em sentido e com os investidores à espera de novos dados da taxa de inflação que os EUA vão divulgar esta quarta-feira e que poderá dar pistas sobre qual o rumo das taxas de juro da Reserva Federal norte-americana nos próximos meses.

O PSI não é exceção e recua 0,10% para 6.234,65 pontos, mas vai oscilando entre ganhos e perdas. Nove das 15 cotadas que integram principal índice nacional estão em baixa.

O pior desempenho pertence à Corticeira Amorim, que cede 1,13% para 10,48 euros, enquanto os cinco pesos pesados nacionais também estão abaixo da linha de água, com destaque para a Galp que cai 0,66% para 10,535 euros num dia de mais pressão sob os preços do petróleo, e a EDP Renováveis que cede 0,60% para 10,525 euros.

Corticeira cai 1%

Lá por fora, o índice de referência europeu Stoxx 600 abriu a cair 0,3%, definindo a tendência para as outras praças: o francês CAC-40 cai 0,3% e as perdas no espanhol IBEX-35 e o alemão DAX recuam 0,2% e 0,5%, respetivamente.

“Estamos a assistir a muita apreensão antes do relatório de inflação dos EUA na quarta-feira, com a Ásia no vermelho e a Europa a seguir o exemplo. É impossível fugir do facto de que o relatório de inflação travou os mercados esta semana”, comentou Craig Erlam, analista da Oanda.

Em junho, os EUA registaram uma inflação de 9,1% e os economistas antecipam que tenha aliviado para 8,7% em julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação nos EUA deixa bolsas europeias em sentido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião