Hoje nas notícias: Registo de interesses, PlanAPP e universidades

  • ECO
  • 10 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A declaração de registo de interesses tinha de ser submetida ao Parlamento até 30 de maio, mas apenas 23 membros do Executivo o fizeram até essa data. O Governo criou uma “consultora” dentro do Estado – a PlanAPP – em 2021 que exerce as mesmas funções para as quais contratou Sérgio Figueiredo. Já há mais candidaturas do que vagas na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quarta-feira.

Quase dois terços do Governo falhou prazo de entrega de registo de interesses

A data limite para os membros do Governo entregarem o seu registo de interesses na Assembleia da República era 30 de maio, mas, entre os 56 ministros e secretários de Estado, apenas 23 submeteram essa declaração dentro do prazo. A informação consta do relatório final do grupo de trabalho do registo de interesses aprovado na última reunião da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, mas uma análise às declarações disponíveis no site do Parlamento mostra que apenas 18 têm data anterior a 30 de maio, 37 são posteriores e uma nem sequer tem data.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Governo tem “consultora” dentro do Estado para avaliar políticas públicas

O PlanAPP — Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública foi criado em 2021 no anterior Governo com a ambição de centralizar as competências qualificadas dentro do Estado para prestar consultoria aos vários serviços públicos. Entre as suas missões está “acompanhar a execução e avaliar a implementação das políticas públicas, dos instrumentos de planeamento e dos resultados obtidos”, o que remete, pelo menos em parte, para o objeto da contratação da consultoria de Sérgio Figueiredo, ex-diretor de informação da TVI, por parte do ministro das Finanças, que já foi chamado ao Parlamento para explicar esta opção.

Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Ensino Superior tem quase mais oito mil candidatos do que vagas

A primeira fase do concurso ao Ensino Superior registou 61.473 candidaturas, números abaixo dos últimos dois anos, mas bem acima do número de vagas abertas pelas instituições, que é de 53.640. Ou seja, há quase mais oito mil candidatos do que vagas e o Governo ainda não decidiu se volta a reforçar o número de lugares através das vagas não preenchidas dos concursos especiais, como aconteceu nos últimos dois anos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

Orey sai da bolsa e foca-se na sua recuperação

A Sociedade Comercial Orey Antunes deixa a bolsa esta quarta-feira, como decretado pela Euronext há dois meses. A histórica sociedade, que está em Processo Especial de Revitalização (PER), lamenta a saída, mas considera que até vai reunir poupanças devido aos custos associados a estar cotada. Sem planos para regressar ao mercado acionista, quer dar prioridade à execução do plano de recuperação que prevê um perdão de 90% da dívida.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Reorganização da PSP em Lisboa aprovada em 2014 ainda está na gaveta

Há oito anos, o Governo, a Câmara de Lisboa e a Direção Nacional da PSP chegaram a um acordo inédito para reorganizar as esquadras da PSP na capital. Mas, até hoje, apenas uma pequena parte foi concretizada, falhando o principal objetivo para o qual foi aprovada: colocar mais 300 polícias na rua e reforçar o sentimento de segurança junto da população. O plano passava pelo encerramento e abertura de esquadras novas e aproveitamento dos agentes da Unidade Especial da Polícia, mas nunca foi divulgado.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Registo de interesses, PlanAPP e universidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião